sábado, 23 de agosto de 2008

Um Beijo Roubado


Mais uma obra do diretor chinês Wong Kar-Wai (Dias Selvagens, Amor à Flor da Pele, 2046), agora com um elenco Hollywoodiano e a surpreendente participação da cantora estreante no cinema Norah Jones como a protagonista Lizzy (Elizabeth) que ao ver sua vida amorosa desmoronar após seu namorado tê-la trocado por outra, resolve estar cada vez mais longe de onde tudo começou como uma forma de achar as respostas e uma solução para tudo que lhe ocorreu.

Em sua “fuga” pelas estradas americanas ela acaba conhecendo outras pessoas que também vivem dilemas em suas vidas com relação ao amor e aprende que o respeito, a dor e a confiança são alguns dos sentimentos que sempre estarão relacionados ao amor.

Tudo isso envolvido com uma excelente trilha sonora de Shigeru Umebayashi (responsável por trilhas como Amor à Flor da Pele e 2046 também em parceria do diretor Wong Kar-Wai e O Clã das Adagas Voadoras e O Mestre das Armas entre outras), uma mistura deliciosa e viciante como sorvete com torta de Blueberry.

No inicio vemos Elizabeth ir ao bar de Jeremy (Jude Law, Closet – Perto Demais) procurar por seu namorado que mora ali perto, ao questionar o dono do bar se o havia visto ela é informada que ele esteve lá na noite anterior com sua “namorada”, Lizzy enfurecida deixa as chaves do apartamento do namorado com Jeremy para que as entregue quando “alguém” for procurar por ela.

Ao retornar ao bar para saber se sua chave tinha sido procurada inicia-se uma amizade com Jeremy que lhe apresenta a torta de Blueberry que tem um gosto peculiar que quase nunca é experimentada por seus clientes, mas Lizzy é fisgada por ela. Suas visitas ao bar se tornam freqüentes e numa delas percebe que existem vários outros conjuntos de chaves juntos a sua e que cada uma delas tem uma história de amor própria.

Elizabeth se assusta quando percebe que Jeremy sempre a espera no mesmo horário e reserva o mesmo lugar e o mesmo prato todas as noites. Isso a amedronta e a faz fugir, retornando logo após depois de sofrer um assalto, nesta mesma noite ela adormece no balcão do bar e Jeremy a surpreende ao limpar sua boca suja de torta de Blueberry.

Lizzy resolve dar inicio a sua busca, primeiro vai a Memphis, Tennessee onde mantém dois empregos como garçonete alegando precisar de dinheiro para poder comprar um carro. Um de seus clientes o policial Arnie (David Strathairn, Boa Noite e Boa Sorte) que usa como fuga o álcool por sofrer a perda do amor de sua mulher Sue Lynne (Rachel Weisz, O Jardineiro Fiel), uma mulher fascinante e que também está em conflitos com seus sentimentos.

Neste momento do filme a personagem de Norah Jones é apenas uma observadora da vida de seus clientes, por isso o diretor sempre a apresenta de uma maneira simples, com poucas palavras e mais atenta aos fatos aos seu redor, com seus cabelos presos, aparentemente sem maquiagem e roupas de serviço, deixando a cena ser roubada por Sue Lynne, uma mulher deslumbrante, visualmente perfeita mas com muitos conflitos internos que também resolve seguir os caminhos de Lizzy indo em busca de suas respostas.

Enquanto isso Lizzy mantém contato com Jeremy através de postais que ele recebe sem saber o real endereço de onde ela está, fato este que o deixa paranóico, tentando através de listas telefônicas conseguir encontrá-la.

Já em Arizona, trabalhando em uma casa de apostas Lizzy conhece Leslie (Natalie Portman, V de Vingança) uma linda jogadora de pôquer, jogo este que ela usa como modo de fugir, pois traz consigo um conflito não resolvido com seu pai, o responsável por lhe ensinar tudo sobre o jogo, isto a faz se tornar uma pessoa incrédula com relação as outras pessoas, sempre se deixando confiar no seu instinto de conseguir ler as pessoas como a um jogo de cartas, Leslie também é uma personagem extremamente sexy vivendo em conflitos com seus sentimentos, enquanto Elizabeth, sendo apresentada com sua beleza conservadora, é uma pessoa totalmente diferente de Leslie com relação ao que esperam encontrar nas pessoas. Ambas se unem e vão em busca de suas respostas.

Depois de quase um ano ela retorna por onde deu inicio a sua busca, mudada, amadurecida, ela vai ao bar rever Jeremy, senta em seu lugar reservado e come sua torta de Blueberry, Lizzy se vê pronta, não com todas as respostas mas consciente que pode iniciar um novo começo, pois ela cruzou todo o pais e percebeu que bastou cruzar a rua para encontrar o que realmente precisava.

Coincidentemente, mas não por acaso, ela apresenta-se com sua sensualidade aflorada, seu visual demonstra sua autoconfiança e agora ela é a mulher observada. O diretor conseguiu nas cenas finais fazer com que os atores flertassem de uma maneira verdadeira, deliciosa e impossível ao terminar de ver o filme não sentir uma vontade (necessidade) enorme de Beijar na boca, mas Beijar com B maiúsculo de verdade, quente e gostoso, um Beijo verdadeiro... mesmo que seja um Beijo Roubado, pois como eu disse tem que ser tão viciante como uma bela torta de Blueberry com sorvete.


Nenhum comentário: