terça-feira, 29 de julho de 2008

Prêmios para todos os gostos


O ano começou mal para as comemorações hollywoodianas com o cancelamento da festa de entrega do Globo de Ouro, torpedeada pela greve dos roteiristas.

Mas a divulgação melancólica dos premiados da imprensa estrangeira está longe de encerrar a seqüência de troféus e prêmios que desaba sobre a comunidade artística a cada ano. São tantas as listas de melhores e homenagens vindas de todas as direções que a temporada já tem nome próprio. A award season, temporada de premiações, marca o momento de tirar os "Manolos" e "Diors" do armário, polir os discursos e encenar com precisão mais um papel, o de indicado.

Um cabeleireiro de Los Angeles definiu a correria de uma noite de festa como se todas as suas clientes decidissem casar no mesmo horário. Já para os atores, o momento mais difícil é o de manter o sorriso quando o nome de outro é revelado como vencedor. Para diminuir o constrangimento, a Academia alterou há alguns anos a frase mágica de "o vencedor é" para "o Oscar vai para". Não mudou o sentimento de derrota de quem sai de mãos vazias, muito menos o de vitória de quem carrega o homenzinho dourado pelo resto da noite. Mas Hollywood não ficou do tamanho que é sem aprender como conviver com a vaidade humana.

Basicamente, os prêmios para a TV, cinema e teatro dividem-se por sua respeitabilidade, importância comercial e forma de escolha. A grande maioria tem seus vencedores escolhidos por comitês, enquanto alguns dos mais famosos, como o Oscar e SAG, contam com eleições votadas por milhares de sócios da entidade responsável pelo troféu. Outros, ainda, são fruto da votação do público, como o People’s Choice Awards.

A variedade é também geográfica. Além dos troféus mais conhecidos, em sua maioria estadunidenses, somados a alguns europeus, a lista espalha-se pelo globo com eventos como o Festival Panafricano de Cinema e TV de Ouagadougou, em Burkina Faso, ou os Genie Awards, no Canadá. Há, também, os festivais de cunho ideológico, como o de Sundance, que se equilibra entre o brilho hollywoodiano e a identidade de ser um evento revelador de novos talentos. Na mesma linha, o Independent Spirit Award tenta definir o que é um filme independente num momento em que os grandes estúdios criam grifes dedicadas a produções menores, e filmes que não deveriam ter ligação com os grandes produtores são estrelados por elenco hollywoodiano.

Indiscutivelmente o prêmio mais famoso do cinema, mesmo com as seguidas acusações de que o mérito é mais do departamento de marketing dos estúdios do que da parte artística, o Oscar ocupa o topo da lista. Seu peso comercial acabou forçando outros grupos a repensarem seus prêmios. Recentemente, a Academia Britânica, responsável pelo BAFTA, alterou seu cronograma para que seu troféu não ficasse perdido na temporada pós-Oscar, quando vencedores e perdedores da bilheteria já foram escolhidos.

Na via contrária, o peso qualitativo dos prêmios europeus, como a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, forçou a organização do Oscar a colocar limites rígidos nas campanhas dos estúdios pelos votos. Os anos recentes marcaram o fim das festas, dos presentes e gastos desenfreados. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já tem o sucesso de marketing e a durabilidade. Agora quer recuperar a respeitabilidade. Ou conquistá-la.

O mesmo querem os organizadores dos vários troféus distribuídos pelos sindicatos que reúnem os profissionais de cinema, teatro e TV, seja o Directors Guild Award, sindicato dos diretores, ou o agora famoso em virtude da greve que organizou, Writers Guild of América, o sindicato dos roteiristas. Poucos conseguirão a durabilidade do Festival de Veneza, o mais antigo dos festivais, e outros, como o TV Guide, serão cancelados depois de algumas edições. Ficarão os mais importantes, ou os mais bem sucedidos em atrair estrelas e o público.

A seguir, alguns dos prêmios que vão agitar o mercado em 2008, em ordem cronológica:

SAG

Nome oficial: Screen Actors Guild Awards

Responsável: O Screen Actors Guild (Sindicato dos Atores)

História: Entregue pela primeira vez em 25 de fevereiro de 1995, o SAG premia treze categorias entre troféus individuais e em grupo. Seu peso principal é ser um prêmio para atores escolhidos por seus colegas de profissão. O SAG foi também o primeiro troféu a premiar elencos, reforçando a idéia do sindicato de que o trabalho em séries é um esforço coletivo e não apenas do astro principal.

Troféu: A estatueta de uma figura humana segurando as máscaras da tragédia e da comédia, batizada de O Ator, foi desenhada por Jim Heimann e Jim Barrett e esculpida por Edward Saenz.

Votação: A votação é feita em dois estágios. As indicações são votadas por dois comitês de dois mil e cem membros cada, selecionados por computador em abril de cada ano. No segundo estágio, as cédulas são encaminhadas a todos os membros do sindicato, cerca de cento e vinte mil pessoas, que estejam em dia com o pagamento de suas mensalidades em novembro.

Edição em 2008: 14a. em 27/01

Bafta

Nome Oficial: British Academy of Film and Television Arts Awards

Responsável: A Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema

História: Fundada em 1947 como The British Film Academy por David Lean e Alexander Korda, entre outros, a Academia uniu-se em 1958 com a The Guild of Television Producers and Directors para formar a The Society of Film and Television. O nome atual da organização foi assumido em 1976. Entre as fontes de renda da Academia estão os royalties de A Ponte do Rio Kwai e Doutor Jivago, doadas por David Lean.

A cerimônia de entrega do BAFTA acontecia em abril ou maio, mas, a partir de 2002 os organizadores anteciparam o resultado para fevereiro para que a cerimônia acontecesse antes do Oscar. Assim como seu colega estadunidense, o BAFTA divide suas premiações em datas diferentes, deixando a festa principal para atores e diretores.

A partir de 1998 o BAFTA passou a premiar os melhores games na categoria de Entretenimento Interativo. Entre os vencedores da categoria estão GoldenEye 007, Halo 2 e Half-Life 2.

Troféu: O troféu tem a forma de uma máscara teatral e foi desenhada pela escultora Mitzi Cunliffe em 1955. Na parte posterior a máscara tem um símbolo eletrônico em torno de um olho e uma tela em torno do outro, mostrando a ligação entre a arte dramática e a tecnologia.

Votação: Os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia Britânica.

Edição em 2008: 60a. em 10/02

Festival de Berlim

Nome oficial: Internationale Filmfestspiele Berlin (Berlinale)

Responsável: Kulturveranstaltungen des Bundes in Berlin GmbH.

História: Estabelecido em 1951, o Festival tinha como objetivo trazer de volta a atmosfera de cultura que Berlim exibia durante a década de vinte. A primeira edição foi aberta com Rebeca, de Alfred Hitchcock, e contou com a presença da atriz principal, Joan Fontaine.

Troféu: O urso é o símbolo oficial da cidade de Berlim e inspirou não só o troféu como o logotipo do Festival. A estatueta foi desenhada pelo escultor Renée Sintenis e são produzidas pela Fundição Noack desde o início do Festival.

Votação: Os prêmios mais importantes do Festival, os Ursos de Ouro e Prata são distribuídos por um Júri Internacional de pelo menos três membros alemães e estrangeiros, escolhidos pelo diretor do Festival. Há ainda prêmios para as diversas seções do Festival, distribuídos por um júri de três pessoas, e um júri infantil é responsável pela escolha dos Ursos de Cristal.

Edição em 2008: 58a. em 17/02

César

Nome oficial: Lês César du cinema

Responsável: Academie des Arts et Techniques du Cinéma

História: Criado em 1975, o César é o equivalente francês do Oscar, embora o país berço do cinema certamente evite a comparação. O prêmio costuma privilegiar produções européias, apesar de filmes hollywoodianos já terem sido premiados. A cerimônia de entrega acontece no Théâtre du Châtelet e é transmitida pela TV para toda a França, onde é conhecida como La Nuit de Césars. Duas categorias são as mais importantes: a de Melhor Filme (Meilleur Film Français de l'année) e a de Melhor Filme Estrangeiro (Meilleur Film Étranger).

Troféu: O troféu foi batizado em homenagem ao escultor César Baldaccini e é uma escultura do artista.

Edição em 2008: 33a. em 22/02

Independent Spirit

Nome Oficial: Independent Spirit Award

Responsável: Film Independent

História: Organizado por uma entidade não lucrativa, o prêmio nasceu em 1984 e originalmente chamava-se Findie, contração de Friends of Independents. Em 1987 o prêmio foi alterado para o nome atual. Seguindo o cuidado dos outros troféus de usar o Oscar como data limite, o Independent Film Awards é entregue um dia antes do Prêmio da Academia. A cerimônia acontece numa tenda montada na praia de Santa Mônica e tudo é feito de forma a contrastar com a pompa do Oscar. Desde 1994 a cerimônia passou a ser transmitida pelo Independent Film Channel.

Troféu: O troféu inicialmente era composto de uma pirâmide de acrílico com cadarços de sapato suspensos, numa alusão aos orçamentos apertados dos filmes. Em 2006 os vencedores passaram a receber um troféu que mostra um pássaro pousado em um mastro, com os cadarços enrolados em torno da base.

Votação: Para participar da premiação os filmes devem ter a duração mínima de setenta minutos, o que excluiu As Horas, com 67 minutos. Além disso, a produção tem de ter sido exibida por uma semana em circuito comercial em 2007 ou ter sido exibida num dos seguintes festivais: Los Angeles Film Festival, New Directors/New Films, New York, Sundance, Telluride, or Toronto. O orçamento não pode ultrapassar a marca dos vinte milhões de dólares, incluindo a pós-produção.

Os comitês de indicação são formados por quinze a vinte membros da comunidade cinematográfica. Cada comitê discute os filmes inscritos em reuniões e um encontro final de dois dias acontece para que todos discutam e votem em cada categoria. Para ser considerado independente, um filme tem de apresentar uma visão única, um assunto original, economia de meios e uma porcentagem de seu orçamento tem de vir de fontes independentes.

A votação é feita pelos membros da Film Independent, que podem votar em cédulas de papel ou online.

Edição em 2008: 23a. em 23/02

Framboesa Dourada

Nome Oficial: The Golden Raspberry Awards ou Razzies

Responsável: Golden Raspberry Award Foundation (GRAF)

História: Entregues pela primeira vez em 1981, as Framboesas Douradas foram criadas por John Wilson a partir das festas que ele organizava com amigos na noite da entrega do Oscar.

Em 1981, Wilson divulgou seu prêmio para a imprensa e acabou ganhando fama até que, em 1987, a Framboesa Dourada ganhou uma cerimônia de entrega no Hotel Roosevelt, local onde foram entregues os primeiros Oscars. Finalmente, em 1988 os "premiados" começaram a aceitar o troféu. Bill Cosby recebeu seus três Framboesas como Pior Filme, Pior Ator e Pior Roteiro em um programa de TV. Ben Affleck recebeu e quebrou seu prêmio de Pior Ator por Gigli no programa Larry King Live. O troféu quebrado foi vendido e o dinheiro arrecadado serviu para alugar o local para a cerimônia de entrega do prêmio no ano seguinte. Em 2005 Hale Berry compareceu à cerimônia das Framboesas para receber seu troféu de Pior Atriz por Mulher Gato, e fez seu discurso com o Oscar por Monster’s Ball em uma das mãos e a Framboesa na outra. Outros momentos mostraram a montanha russa dos atores entre trabalhos bons e ruins com as indicações no mesmo ano para o Oscar e a Framboesa de Jack Nicholson em 1992 e Alec Baldwin em 2003. Por se tratar de uma ironia com o prêmio mais famoso, as Framboesas abusam nas categorias. Entre coisas comuns como Pior Filme e Pior Ator, estão prêmios para a Pior Desculpa Para Fazer um Filme e Pior Carreira, uma gozação com o Oscar entregue pelo conjunto da obra.

Votação: Qualquer um pode ser membro da Raspberry Foundation, bastando uma inscrição e o pagamento de uma mensalidade. Todos os membros podem votar.

Troféu: Uma framboesa pintada de dourado numa base de plástico.

Edição em 2008: 28a. em 23/02

Oscar

Nome Oficial: Academy Awards

Responsável: A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

História: Os prêmios da academia foram entregues pela primeira vez em 16 de maio de 1929 no Hotel Roosevelt de Hollywood, quando o presidente da Academia era Douglas Fairbanks e entradas para o banquete de entrega custavam cinco dólares. Ao contrário da surpresa que os premiados sentem, ou fingem que sentem hoje, os premiados de 1929 foram anunciados três meses antes. Nos anos seguintes, a imprensa passou a receber o nome dos premiados antecipadamente para publicação na noite da entrega dos prêmios. Em 1940 o Los Angeles Times quebrou o acordo e divulgou os nomes dos ganhadores na edição da tarde. A atitude do jornal levou a Academia a adotar o sistema de envelopes selados no ano seguinte. Após várias mudanças de endereço, quando os prêmios foram mudaram para o Grauman’s Chinese Theatre, o Shrine Civic Auditorium, o Melrose Avenue Theater e o Pantages Theatre, a cerimônia foi transmitida pela primeira vez pela TV com Bob Hope como mestre de cerimônias em Hollywood e Fredric March no International Theatre em Nova York. Em 1961 a cerimônia mudou novamente, deixando Hollywood para acontecer no Santa Mônica Civic Auditorium. Oito anos depois, o Oscar mudou novamente para se estabelecer no Dorothy Chandler Pavilion de Los Angeles. Em 2002 a cerimônia voltou a Hollywood como parte do programa de revitalização da região onde hoje só há um estúdio, o Paramount, e passou a acontecer no Kodak Theatre.

Votação: A campanha pelo Oscar começa em novembro. Como parte do trabalho da Academia de reestabelecer a seriedade do prêmio, bastante abalada por situações como a italiana Sophia Loren entregando o prêmio ao também italiano Roberto Benini ou William Hurt anunciando o troféu de Marlee Matlin, sua esposa na época, foram proibidos os presentes com os quais os estúdios tentavam chamar a atenção dos eleitores. Em dezembro, a Academia envia as cédulas de votação aos mais de seis mil membros da Academia, que devem ser devolvidas à PricewaterhouseCoopers no prazo de duas semanas. Na última semana de janeiro, os nomes dos indicados são divulgados e as cédulas para a segunda votação são enviadas para os eleitores no início de fevereiro. Segundo as regras, somente duas pessoas da Pricewaterhouse conhecem o conteúdo dos envelopes abertos na cerimônia de entrega dos prêmios. Apesar de todos os membros da Academia elegerem os indicados e vencedores, a forma difere de acordo com a categoria. Somente atores votam nas categorias dedicadas à atuação, enquanto a indicação e premiação de Melhor Filme em Língua Estrangeira é feita por um grupo composto de membros de todas as categorias. As indicações e o vencedor na categoria Melhor Filme são votadas por todos os membros.

Além dos prêmios entregues na festa principal, a Academia ainda distribui prêmios técnicos e científicos que reconhecem avanços nos equipamentos e técnicas cinematográficas.

Troféu: A decisão de entregar um prêmio em honra aos melhores foi tomada durante um jantar no Crystal Ballroom do Hotel Biltmore, em 1927. O design da estatueta foi criado pelo diretor de arte da MGM, Cedric Gibbons. O escultor George Stanley foi selecionado para transformar o desenho de um cavaleiro em pé sobre um rolo de filme segurando uma espada.

As origens do apelido Oscar são diversas e todas não oficiais. Uma das histórias diz que a diretora executiva da Academia, Margaret Herrick, disse que a estatueta lembrava seu tio Oscar e os funcionários passaram a tratar o troféu desta forma. O nome se tornou público na sexta premiação, em 1934, quando o colunista Sidney Skolsky usou o termo em sua coluna ao comentar o premio recebido por Katharine Hepburn. A Academia, no entanto, só utilizou o nome oficialmente a partir de 1939, provavelmente quando percebeu que não conseguiria fazer com que o apelido deixasse de ser usado. Produzidas anualmente pela R.S Owens, as estatuetas eram transportadas por terra de Chicago para Los Angeles até 2000, quando a carga foi roubada semanas antes da entrega. Desde então, a Academia passou a transportar os troféus em um vôo especial e a manter um estoque de reserva suficiente para as premiações do ano.

Edição em 2008: 80a. em 24/02

Festival de Cannes

Nome oficial: Festival International du Film de Cannes ou Le Festival de Cannes

História: O primeiro festival aconteceu em 1946. Nos anos anteriores a 1955 o prêmio principal era chamado Grand Prix du Festival International du Film.

O Festival de Cannes nasceu em parte devido à existência do Festival de Veneza e sua competição internacional, nascida em 1932. Seguindo o que acontece até hoje em muitos festivais, os premiados com a então Copa Mussolini da Mostra di Venezia não eram necessariamente os melhores na arte, mas, produções do país sede e alemãs pela afinidade dos regimes dos dois países. Esta política levou a Mostra a ignorar o filme La Grande Illusion, de Jean Renoir, em favor de Olympia, produção alemã encomendada por Joseph Goebbels, e o filme italiano de Luciano Serra, Pilota, produzido sob a supervisão do filho de Mussolini. O resultado irritou os franceses e fez com que os membros britânicos e estadunidenses do júri abandonassem a Mostra em protesto. Em seguida, La Grande Illusion foi proibido na Itália e Alemanha, onde Goebbels o rotulou de inimigo cinematográfico número um. O escândalo na Itália levou um grupo de críticos e cineastas a pedir que o governo da França custeasse um festival onde os filmes seriam mostrados sem censura política. Entre os participantes do grupo estava Louis Lumière, um dos inventores do cinema. A escolha do local ficou entre Biarritz e Cannes. Oficialmente, Cannes foi escolhida pelo cenário, mas, o fato da prefeitura ter aceitado pagar a construção de um local para o festival certamente teve um peso considerável. O primeiro Festival foi agendado para 1o. de setembro de 1939, mas, foi fechado no dia seguinte com a invasão da Polônia e o início da Segunda Guerra Mundial, voltando a acontecer em setembro de 1946. Como o local para o festival ainda não havia sido construído, o evento aconteceu no cassino e o primeiro júri foi presidido por Louis Lumière.

Nos anos 50 o Festival foi transferido para abril. Um dos motivos foi assegurar que o evento pudesse contar com as estréias mundiais, até então destinadas aos festivais que aconteciam no início do ano. Em 1954 a joalheira parisiense Suzanne Lazon sugeriu que prêmio incorporasse a imagem de uma palma, um dos símbolos da cidade. O conceito inicial foi desenhado pelo diretor Jean Cocteau e causou a mudança do nome do prêmio principal, que passou a se chamar Palme d’Or a partir do ano seguinte. O ano também marcou o início da tradição das "starlets" quando Simone Syla mostrou os seios para os fotógrafos durante uma sessão de fotos que deveria ter sido com Robert Mitchum. Daí em diante, e com uma grande ajuda de Brigite Bardot desfilando de biquíni pela praia, a imagem de Cannes estaria para sempre ligada a sexo.

Em 1962 o Brasil marcou presença com a vitória de O Pagador de Promessas, mesmo ano em que foi criada a primeira mostra paralela do Festival, a Semaine Internationale de la Critique, a Semana dos Críticos, como uma forma de abrir espaço para novos cineastas.

Nascido de um protesto, o Festival acabou envolvido na efervescência de 1968, quando o ministro da cultura, André Malraux, tentou demitir o co-fundador e diretor da Cinématèque Française, Henri Langois, por uma disputa de orçamento. A notícia chegou a Cannes em meio ao Festival, onde Louis Malle e Roman Polanski abandonaram o júri atendendo ao chamado de François Truffaut, Jean-Luc Godard e outros cineastas que exigiam que o Festival fosse encerrado em sinal de protesto. Em 19 de maior os diretores invadiram a sala de exibição forçando o cancelamento do Festival. Apesar de bem sucedidos em conseguir a readmissão de Henri Langois, o grupo de cineastas foi acusado de usar o Festival politicamente, dando origem à criação, por um grupo rival da segunda mostra paralela, a Quinzaine des Réalisateurs, a Quinzena dos Diretores. A mostra foi definida por Pierre Kast: Todos os filmes nascem livres e iguais: nós devemos ajudá-los a permanecer dessa forma.

A década de setenta marcou a chegada dos novos diretores estadunidenses, com a entrada em Cannes de MASH, de Robert Altman, Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, Táxi Driver, de Martin Scorsese e The Sugarland Express, de Steven Spielberg. Em 1982 o Festival ganhou um novo Palais des Festival et des Congrès

Troféu: Até 1954 o prêmio chamava-se Grand Prix du Festival, representado por um trabalho de um artista contemporâneo diferente a cada ano. No final daquele ano, a direção convidou vários joalheiros para apresentar desenhos para uma palma em tributo ao brasão de armas da cidade. O desenho original de Lucienne Lazon tinha o talo da palma formando um coração e o pedestal era uma escultura em terracota de Sébastien. Em 1964 a Palma de Ouro deixou de ser entregue devido a problemas de direitos autorais. Em 1975 a Palma voltou a ser o símbolo do Festival, passando por várias modificações. O pedestal, antes arredondado, adquiriu a forma piramidal em 1984. Em 1992 Thierry de Bourqueney redesenhou a Palma e seu pedestal passou a ser de cristal. A versão atual da Palma de Ouro está em uso de 1997 e foi desenhada por Caroline Scheufele-Gruose, Presidente da Chopard.

Votação: Até 1972 os filmes participantes eram escolhidos por representantes de seu país de origem. Daí em diante o comitê organizador decidiu que o festival trataria da escolha dos filmes para a seleção oficial.

Atualmente quatro júris comandam as dez divisões do Festival. O evento principal é a Compétition, que distribui a Palma de Ouro de Melhor Filme. A competição admite a entrada de longas e curtas metragens e, embora dedicada à ficção, documentários como Fahrenheit 9/11, são admitidos. Os júris são escolhidos pelo comitê diretor do Festival. A escolha leva em conta o conjunto da obra e o respeito adquirido entre os colegas de profissão. Em 2008 o presidente do júri é Sean Penn.

Edição em 2008: 61a. O festival este ano acontece entre os dias 14 e 25 de maio

Tony

Nome Oficial: Antoinette Perry Awards for Excellence in Theatre

Responsável: American Theatre Wing e League of American Theatres and Producers.

História: A American Theatre Wing passou a premiar os melhores do teatro em 1947 por sugestão de um grupo de produtores encabeçado por Brock Pemberton. A primeira cerimônia de entrega aconteceu em 6 de abril de 1947 no hotel Waldorf Astoria. Somente em sua terceira edição, no entanto, o prêmio passou a contar com um troféu, batizado em homenagem a Antoinette Perry, atriz, diretora, produtora e líder da American Theatre Wing durante o período da Segunda Guerra Mundial. A cerimônia de entrega do prêmio passou a ser transmitida pela TV a partir de 1967 e ganhou força recentemente com o crescimento do número de astros do cinema que passaram a participar de peças na Broadway. O movimento de Hollywood em direção ao teatro tem sido duramente criticado como um golpe de marketing, principalmente porque os atores permanecem pouco tempo com as produções. A exceção foi Hugh Jackman, que permaneceu toda a temporada de Boy from Oz, na verdade voltando às suas raízes no teatro musical, onde fez sucesso antes de ser descoberto pelo grande público como Wolverine.

Considerado o equivalente teatral do Oscar, o prêmio, assim como seu colega cinematográfico, carrega o peso de ser considerado por parte da crítica como estritamente um instrumento de marketing. A crítica nasce principalmente do fato de serem elegíveis somente produções apresentadas nos teatros da Broadway presentes na lista divulgada pelos organizadores do prêmio. A regra exclui peças em exibição no circuito off-Broadway e off-off-Broadway ou fora da cidade de Nova York.

Votação: O Comitê de Administração tem 24 membros: dez designados pela American Wing, dez indicados pela League, e um indicado por cada uma das seguintes organizações: Dramatists Guild, Actors' Equity Association, United Scenic Artists, and the Society of Stage Directors and Choreographers. Este comitê determina a elegibilidade dos candidatos. O Comitê de Indicação é formado por um grupo de até trinta profissionais escolhidos pelo Comitê de Administração. Os membros do Comitê de Indicação têm um mandato de três anos e devem assistir todas as novas produções da Broadway. Os eleitores, cerca de 750, incluem membros indicados pela American Theatre Wing, Actor’s Equity Association, Dramatists Guild, Society of Stage Directors and Coreagraphers, United Scenic Artists, Association of Theatrical Press Agents and Managers, Theatrical Council of the Casting Society of America e membros votantes da League of American Theatres and Producers.
Troféu: Até 1948, além de um diploma, os vencedores do prêmio levavam para casa um isqueiro (para os homens) e um estojo de pó compacto (para as mulheres). Naquele ano, o sindicado dos designers, United Scenic Artists, organizou um concurso para a escolha de um troféu. O vencedor foi Herman Rosse. O medalhão tem as máscaras da tragédia e da comédia de um lado e o perfil de Antoinette Perry do outro. A partir de 1967, o medalhão ganhou um pedestal preto e passou a ser suspenso num semicírculo de metal.

Edição em 2008: 62o. em 15/06

Festival de Veneza

Nome oficial: Mostra Internazionale d'Arte Cinematográfica – La Biennale di Venezia

História: A primeira Esposizione d’Arte Cinematográfica aconteceu em 1932 como parte da 18a. Biennale de Venezia, quando o presidente da Biennal era o Conde Giuseppe Volpi di Misurata. O festival de 1932 aconteceu no terraço do Hotel Excelsior ainda sem um aspecto competitivo e reuniu filmes de diretores como Frank Capra, King Vidor e Anatol Litvak, e astros como Clark Gable, Fredric March, John Barrymore, Joan Crawford e Vittorio De Sica, atraindo mais de vinte e cinco mil espectadores. A exibição foi seguida por um grande baile no Hotel Excelsior. O melhor diretor, Nikolaj Ekk, e o melhor filme, A Nous la Liberté, foram escolhidos pela audiência. O segundo festival marcou a primeira competição, com filmes de dezenove países e a introdução da Coppa Mussolini como prêmio para o melhor filme estrangeiro e melhor filme italiano, mas, não havia júri. Os prêmios eram distribuídos pelo Presidente da Biennale, após ouvir a opinião do público e de especialistas.

O Festival tornou-se um evento anual em 1935, quando o prêmio para os atores passou a se chamar Coppa Volpi. Em 1936 um júri internacional foi indicado pela primeira vez, e em 1937 o Festival ganhou uma casa, o Palazzo del Cinema. Durante a Segunda Guerra Mundial o Festival teve três edições, quando os filmes foram temporariamente exibidos no cinema San Marco e a participação foi limitada aos simpatizantes do Eixo.

Troféu: O Leão de Ouro foi introduzido em 1949 como o Leão de Ouro de São Marcos. Antes desta data, o prêmio era chamado Gran Premio Internazionale di Venezia.

Votação: A competição internacional reúne um máximo de vinte filmes apresentados como estréias mundiais ou que ainda não tenham sido apresentados ao público fora de seu país de origem ou na Itália.

Um júri internacional de sete ou nove membros escolhidos entre personalidades do cinema e cultura de diversos países, com exceção de pessoas que tenham participado da produção dos filmes convidados ou que tenham interessem em sua distribuição.

A seleção dos filmes participantes será feita pelo Diretor do Festival, assessorado por uma comissão de cinco especialistas, bem como um grupo de consultores internacionais.

Edição em 2008: 65a. de 27 de agosto a 06 de setembro

Emmy

Nome oficial: Emmy Awards

Responsável: Academy of Television Arts and Sciences e National Academy of Television Arts and Sciences

História: O Emmy foi entregue pela primeira vez em Janeiro de 1949 em Hollywood pela recém fundada Academia de Artes e Ciências da Televisão. O nome do troféu é derivado de Immy, um apelido dado ao tubo orthicon desenvolvido no final dos anos 40.

Inicialmente regional, o prêmio adquiriu um caráter mais nacional a partir de 1955, ano da primeira transmissão costa a costa. Em 1957 foi formada a Academia Nacional de Artes e Ciências da Televisão, que administrou o premio até 1976. Em 1977 a tensão entre a regional de Hollywood e a regional de Nova York atingiu seu máximo, levando o grupo de Hollywood a se separar. Uma luta jurídica quanto aos direitos de administrar a entrega do Emmy acabou em um acordo que determina que a Academia baseada em Hollywood administre o prêmio dedicado aos programas noturnos enquanto a National Academy, baseada em Nova York, cuide do prêmio dedicado aos programas diurnos, esportivos, locais e noticiários. A transmissão do Emmy dedicado aos programas de horário nobre (primetime) acontece geralmente em setembro, no domingo anterior ao início oficial da temporada de outono da TV.

Troféu: A estatueta mostra uma mulher alada segurando um átomo. As asas representam a musa da arte enquanto o átomo simboliza a ciência. O troféu foi criado por Louis McManus, que utilizou sua esposa como modelo.

Votação: Todos os membros da Academia recebem cédulas para votação nas categorias de melhor programa, enquanto grupos específicos recebem cédulas em separado. Somente os afiliados da área de animação, por exemplo, votam nos programas animados. O número de indicados não pode ultrapassar 1/3 do total de inscritos na categoria. Para a votação final, membros da Academia são convidados a formar o júri. Cada juiz vota segundo sua categoria, ou seja, diretores votam somente nas categorias de direção, atores nas categorias de atuação e assim sucessivamente.

Edição em 2008: 60a. em 16/09

Calendário

Janeiro

22: Anúncio dos indicados ao Oscar
25: Anúncio dos indicados ao César
27: Cerimônia de entrega do SAG
30: Envio das cédulas de votação do Oscar para os eleitores

Fevereiro

4: Almoço dos indicados ao Oscar
10: Cerimônia de entrega do BAFTA
17: Festival de Berlim
19: Data final para a entrega das cédulas de votação do Oscar
22: Prêmios César
23: Cerimônia de entrega da Framboesa Dourada
23: Entrega do Independent Spirit Awards
24: Cerimônia de entrega do Oscar

Abril

30: Emmy para os programas esportivos

Maio

14: Início do Festival de Cannes

Junho

15: Emmy para os programas diurnos
15: Cerimônia de entrega do Tony

Julho

19: Anúncio dos indicados ao Emmy

Agosto

27: Início do Festival de Veneza

Setembro

16: Cerimônia de entrega do Emmy

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