terça-feira, 29 de julho de 2008

Conheça a história dos atores que viveram James Bond


Depois de 21 filmes lançados com o espião mais famoso do mundo do cinema, fica difícil lembrar de todos os atores que imortalizaram o personagem, ainda mais com tantas aventuras e histórias diferentes. Foi pensando nos fãs de James Bond que resolvemos forçar a memória e relembrar os melhores momentos do personagem.

Mas antes de nos entregarmos aos atores, vamos ver como nasceu o herói. Ao contrário do que muitos imaginam,
007 não surgiu no cinema. Ele foi criado pelo escritor inglês Ian Fleming, em 1953, em livros de bolso que logo virou um sucesso de vendagem entre os britânicos. Na obra, James Bond era descrito como um homem alto, moren
o, de olhar penetrante, viril, porte atlético e sedutor na casa dos trinta anos. Com essa descrição, podemos dizer que nenhum dos atores que interpretaram 007 deixaram a desejar. Claro que cada um tem o seu preferido e o período que conheceu os filmes do espião influência muito. Já que estamos falando de mais de 40 anos de sucesso.

O primeiro filme foi feito quase dez anos depois do lançamento do livro, em 1962, e foi Sean Connery quem deu vida ao personagem. Por essa razão, quando falamos de 007, é impossível não visualizar o astro vestindo o tradicional smoking. Apesar de ser um ator marcante no papel, Connery não é o recordista de filmes como agente britânico. Foram seis no total, sem contar um episódio não oficial realizado em 1983, chamado 007 - Nunca Mais Outra Vez. Esses episódios tidos como não oficiais são vistos assim, pois não possuem sua criação atribuída à Flemming.

Alguns boatos dizem que Connery conseguiu o papel após ter conversado com o produtor Albert Broccoli com um pé em cima de sua mesa e saiu batendo a porta. Impressionado, Broccoli acompanhou o astro pela janela e o viu andando na rua naturalmente como um James Bond.

Antes de atuar como espião, George Lazenby era vendedor de carros e, possivelmente, é o Bond menos conhecido, tanto por ter feito apenas um filme do espião, como por não ter
se destacado muito em outras produções no cinema. Mesmo assim, para alguns profundos conhecedores da obra de Ian Fleming, ele foi o mais fiel às características do personagem dos livros. Isso, ao lado de Timothy Dalton, que fez apenas dois filmes como Bond.

Quem acompanhou as produções lançadas entre 1973 e 1989 tem Roger Mo
ore como símbolo do agente britânico. O ator foi o que mais tempo ficou no papel de 007, sendo que foram sete filmes como James Bond, se aposentando do papel aos 58 anos de idade.

Timothy Dalton assumiu o personagem substituindo o já desejado Pierce Brosnan, que estava ocupado com outros projetos. O ator assinou um contrato para realizar três filmes como protagonista, mas nesse meio tempo, uma batalha judicial pelos direitos de James Bond fez com que as produções do terceiro filme demorassem muito. Desacreditado, Dalton assumiu outros projetos, principalmente no teatro britânico.

Com isso, Brosnan teve tempo de organizar sua carreira
e pode finalmente ocupar a vaga. Para os fãs mais novos, o ator é o James Bond mais lembrado, apesar de ter feito apenas quatro filmes. Durante seu contrato, Brosnan foi proibido de usar smoking em outras produções, mas ele sempre deu um jeitinho de contornar a situação usando trajes similares.

Por fim, Daniel Craig foi o último a dar vida ao personagem e foi muito criticado por isso. Seu cabelo loiro e altura de 1,75 m (considerado baixo para o herói) foram motivos para os fãs e aimprensa criticaram a escolha do ator. Em 007 Cassino Royale, ele provou que a escolha não foi em vão e agora faz todos aguardarem ansiosos por Quantum of Solace.

Nenhum comentário: