terça-feira, 29 de julho de 2008

Confira a lista dos 100 melhores pôsteres do cinema


O site especializado em top 100 Tccandler.com realizou recentemente uma pesquisa em que elegeu os melhores pôsteres da história do cinema. O portal, que também já listou as mais belas atrizes da indústria cinematográfica, elegeu como principais campeões os trabalhos presentes em “A Devassa”, “Beleza Americana” e “Pulp Fiction – Tempos de Violência”. Confira o ranking aqui.

Um grande cartaz é uma coisa difícil de encontrar. A maior parte são trabalhos ‘cortados e colados’ que não vendem a idéia e proposta do filme. Um grande cartaz deve intrigar, chocar, inspirar e excitar. Deve ser esteticamente bonito e original. Acima de tudo, ele deve ser tão memorável que com apenas um único olhar será reconhecido instantaneamente”, explica a equipe do site.

O tão cobiçado ouro foi para o clássico “A Devassa” (“The Sin of Nora Moran”, de 1933), pela misteriosa imagem feminina em destaque e pelas inovadores técnicas de ilustração para a época. A prata ficou com o intrigante e crítico “Beleza Americana”, estrelado por Kevin Spacey (“Quebrando a Banca”) e Mena Suvari (“American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível”), que prezou pela simplicidade, delicadeza e beleza na fotografia.

O terceiro lugar ficou com o intimidador e sensual pôster de “Pulp Fiction – Tempos de Violência”, do diretor Quentin Tarantino (“Grindhouse”), que faturou o bronze pelo charme da figura feminina, além do toque especial do “10¢”, do canto da página, como nas antigas revistas em quadrinhos. As cores fortes e os elementos na imagem também fizeram a diferença.

Abaixo de cada pôster há o comentário pelo motivo da escolha. Na lista estão presentes todo tipo de filmes, desde clássicas produções como “Casablanca” e “Lawrence da Arábia”, passando por famosos blockbusters, como “Titanic” e “007 – Um Novo Dia Para Morrer”, até os mais recentes “Abismo do Medo” e “O Virgem de 40 Anos”.

O mais interessante é que a lista está aberta a mudanças. Se você não concorda com as escolhas, o site abre espaço para protestos. Você pode sugerir sua lista ou um cartaz em especial, pelo email tccandler@yahoo.com, com o assunto “suggest a poster” (sugestão de pôster). De tempos em tempos, o ranking será atualizado com a opinião dos internautas.

Nenhum comentário: