segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Você acha que sabe tudo sobre as ÁREAS DE DVD?


Existem muitas dúvidas sobre as áreas de dvd, o que seria aquele numero dentro do mapa mundi? Porque não consigo ver todos os dvds em meu aparelho?

Essas classificações são as chamadas áreas mundiais. Os vários estúdios produtores de cinema e música e as empresas de home entertainment se uniram para criar um sistema de códigos que impediria que DVDs produzidos em uma área do planeta pudessem ser utilizados em outra. O objetivo desse lobby (instaurado no mesmo momento em que a mídia começava a ser comercializada) é assegurar direitos autorais e garantir controles de exportação, impedindo por exemplo que um filme que nem chegou aos cinemas do Brasil possa ser adquirido para ser visto em casa, diminuindo a receita das salas de projeção.


Assim, o mundo foi dividido em categorias numéricas, conforme o quadro a seguir.

1 - EUA, Canadá

2 - Europa, Oriente Próximo, África do Sul, Japão

3 - Ásia Sudeste

4 - Austrália, Américas Central e do Sul

5 - África, Ásia, Europa do Leste

6 - República Popular da China

0/All - Área Livre


Todos os discos DVD têm essa informação em suas capas, geralmente localizada atrás, na parte de baixo, com o símbolo do globo terrestre e um número em cima. A informação pode vir em alguns casos também por extenso: “Este disco foi codificado para a região tal... ”(há ainda discos sem região definida, chamados de região zero ou 'code free' código livre que passam em qualquer lugar do mundo). O Brasil faz parte da chamada 'área 4'. Portanto, os aparelhos de DVD nacionais saem de fábrica programados para permitir a reprodução de discos unicamente de área 4. (que, por ser a nossa original, têm legendas e muitas vezes dublagem em português). Essa é a teoria. Mas a prática muitas vezes difere dela.

O chamado 'destravamento' já é bastante difundido. Trata-se da 'abertura' do DVD player para que ele possa passar discos de outras áreas ( no caso dos consumidores do Brasil, as áreas mais requisitadas para abertura são a 1 Estados Unidos e Canadá e a 2- Europa, basicamente.).

As situações são inúmeras a partir daí: há aparelhos que já vêm naturalmente abertos para áreas 1 e 4 quando comprados (oficialmente vendidos como área 4 somente) e o consumidor não precisa fazer nada. Há outros casos em que é preciso encomendar o destravamento na assistência técnica (algumas cobram uma taxa que fica entre R$20 e R$40; outras fazem como cortesia ao cliente). Em outros exemplos, a abertura para outras áreas é feita pela digitação de um código no controle remoto pelo próprio consumidor . Tudo depende da marca e do modelo de seu aparelho de DVD. Consulte seu manual e ligue para a assistência técnica mais perto de sua casa para informações se quiser abrir o seu aparelho para outras áreas. (eu sugeri a mais perto caso você tenha que carregar o player até lá). Agora vem um fato curioso. Essa não é, digamos assim, uma ciência exata. Há aparelhos abertos para 1 e 4 que não tocam determinados discos. ( O aparelho de um amigo não passava o DVD área 1 de 'Enigma' enquanto passa 500 outros da mesma área.

O aparelho de uma outra amiga não passava 'Evita' de área 1, mesmo sendo também aberto para a função. E tanto um quanto outro filme tocavam no meu sem o menor problema ou seja- o problema não era dos discos) Quer dizer , infelizmente não é possível assegurar que você vai ter a sua diversão garantida. (Existe alguma coisa mais frustrante que você sentar pra ver um filme no seu DVD sábado à noite com a luz apagada , pipoca , refrigerante ou cerveja e o DVD não funcionar?

Mas é 99% certo que, uma vez aberto, todos os discos das áreas determinadas funcionem. Esses casos que relateisão exceções.

RCE é a sigla para 'Regional Coding Enhancement'. É o seguinte: algumas empresas americanas, que detém os títulos mais rentáveis do cinema mundial e que de bobas não tem nada, perceberam que o destravamento estava 'correndo solto' em várias partes do mundo. Assim, quase não adiantava mais o código normal área 1. Decidiram então adicionar mais uma camada de proteção em seus DVDs, que é o chamado RCE, cuja tradução é 'aumento do código regional'. Pelas pesquisas que fiz, posso dizer que o sistema somente é encontrado em DVDs de área 1.

Basicamente, você não vê o filme. O RCE impede que aparelhos destravados passem esses filmes área 1. (Somente aparelhos originais americanos passam filmes com película de RCE.) Mas antes que você ache que é problema no disco, jogue tudo na parede e queira seu dinheiro de compra ou aluguel de volta, as empresas se apressaram em colocar um pequeno mapa e uma mensagem na tela para o consumidor, que diz: “Este disco destina-se para reprodução em aparelhos de região 1 não-modificados. Não há nada de errado com esse disco da região 1. Para assegurar a reprodução, você deve adquirir ou alugar um disco designado para a sua região.”.


O Blu-ray Disc têm codificação por região?

Sim, semelhante aos DVDs atuais. Porém, diferente das oito regiões do DVD, o Blu-ray utiliza somente três:

Região A: América do Norte, Central e América do Sul, Japão, Coréia e Sudeste da Ásia.

Região B: Europa (UE), Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia.

Região C: Rússia, Índia, China e o resto do mundo.

Nenhum comentário: