quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Saga Star Wars e seu criador


Inicialmente, George Lucas escreveu um roteiro de 6 horas de filme, e o fez mesmo prevendo a resposta do estúdio. Recebendo um "não" como resposta, decidiu dividir o filme em 6 episódios, sendo que resolveu gravar apenas os 3 últimos, pois os julgava mais interessantes e reconhecia neles aspectos que cativaria o público. Acertou! Mas no fim dos anos 90 os fãs ganharam um presente, a notícia de que os 3 primeiros episódios seriam gravados. Antes disso, no início da década de 90 , os 3 episódios já gravados foram relançados em edição remasterizada.

A Fox, por desacreditar num filme que falava sobre o espaço, que na época era loucura, permitiu que George Lucas tivesse todos os direitos do filme, o que garantiu a George Lucas dinheiro suficiente para montar suas próprias empresas cinematográficas. Dentre elas a ILM, empresa que revolucionou a industria cinematográfica com efeitos especiais de altíssima qualidade, desenvolvendo tecnologia própria.

Lucas nasceu em Modesto, Califórnia. Era um apaixonado por automóveis, e o seu sonho era ser piloto de corridas, mas um terrível acidente pôs fim a este desejo e mudou a sua maneira de ver a vida. Durante a década de 60, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras a ter uma cadeira dedicada a essa temática, onde conheceu Francis Ford Coppola. Nessa época fez uma série de pequenos filmes, entre os quais, uma primeira versão de THX-1138, que iria se tornar mais tarde o seu primeiro longa-metragem.

Após fazer a graduação, fundou o estúdio American Zoetrope, em parceria com Coppola, companhia que tinha por objectivo ajudar os realizadores a criar filmes de forma livre, fora do circuito opressivo de Hollywood.

A Zoetrope não teve sucesso, mas com o dinheiro realizado com American Graffiti e Star Wars, Lucas conseguiu montar a sua própria companhia, a Lucasfilm. As sub-divisões desta empresa, “Skywalker Sound” e “Industrial Light and Magic” tornaram-se das mais respeitadas em seus campos, respectivamente, o de som e o de efeitos especiais.

Para além do seu trabalho de realizador e produtor de filmes, Lucas é considerado um dos maiores contribuidores para as novas tecnologias dos filmes modernos. Em 1975 Lucas criou a “Industrial Light and Magic” (ILM), que foi responsável pela invenção de uma câmara especial assistida por computador chamada “Dykstraflex”, e que foi usada na maioria das seqüências de luta no espaço de “Star wars”, tecnologia que foi usada também depois em “Battlestar Galáctica” e “Star trek – The next generation”. Através da ILM, Lucas impulsionou o desenvolvimento de gráficos de computador aplicados na “fabrica” de personagens em 3D.

Lucas é também responsável pelos modernos sistemas de som encontrados em muitas salas de cinema. Ele não inventou o THX (que é a marca do sistema de reprodução de som de alta-fidelidade da Lucasfilm), mas foi o grande responsável pelo seu desenvolvimento.


Segue abaixo, os episódios lançados de Star Wars em ordem lógica, e não cronológica:


Episódios: Direção: Data de lançamento:

A Ameaça Fantasma (episódio 1) George Lucas Maio 19 de 1999

O Ataque dos Clones (episódio 2) George Lucas Maio 16 de 2002

A Vingança dos Sith (episódio 3) George Lucas Maio 19 de 2005

Uma Nova Esperança (episódio 4) George Lucas Maio 25 de 1977

O Império Contra-Ataca (episódio 5) Irvin Kershner Maio 21 de 1980

O Retorno de Jedi (episódio 6) Richard Marquand Maio 25 de 1983


A Ameaça Fantasma - Episódio I, é o primeiro filme na ordem lógica, mas não cronológica, da exalogia Star Wars, lançada 16 anos depois do último filme, O Retorno de Jedi. Não foi bem-recebido pela crítica, mas é a quarta maior bilheteria da história.

Star Wars, o Episódio I apresenta Anakin Skywalker, um garoto com poderes especiais que não sabe que a jornada que está começando vai transformá-lo no maligno Darth Vader. Obi-Wan Kenobi, o velho e sábio Jedi da série original, é um jovem e determinado aprendiz e Palpatine, conhecido como o maligno Imperador, é um ambicioso Senador da República Galáctica. É uma época um que os Cavaleiros Jedi são os guardiões da paz numa galáxia turbulenta e a jovem Rainha luta para salvar seu povo. Nas sombras uma força maléfica espreita, esperando o momento certo para atacar.


O Ataque dos Clones - Episódio II, é um dos filmes da trilogia da guerra das estrelas, sendo o penúltimo a ser lançado, embora seja o segundo na seqüência da história.

A Saga Star Wars continua com o Episódio II: Ataque dos Clones. Anakin cresceu e tornou-se um talentoso aprendiz Jedi e agora enfrenta seu desafio mais difícil: escolher entre seu dever como Jedi e um amor proibido. Reviva a aventura da forma que ela foi pintada com espetaculares recursos digitais, incluindo a dramática Guerra dos Clones e Mestre Yoda em emocionante duelo de sabre de luz. No DVD duplo com mais de seis horas de bônus incluídos você verá como Episódio II desvenda todos os segredos da Saga Star Wars.


A Vingança dos Sith - Episódio III, é um filme da série Star Wars lançado em 2005, sendo o sexto filme da saga Star Wars a ser rodado, o terceiro em ordem cronológica. Foi o vencedor de bilheteria em 2005 de todo o mundo.

A saga de Star Wars se completa com Episódio III - A Vingança dos Sith. Atormentado pela lealdade a seu mentor, Obi-Wan Kenobi em oposição aos sedutores poderes dos Sith, Anakin Skywalker acaba se voltando contra os Jedi, assim completando sua jornada rumo ao lado sombrio e sua transformação em Darth Vader. Acompanhe o emocionante capítulo final com a espetacular tecnologia digital e reviva todas as batalhas épicas incluindo o inesquecível e decisivo duelo entre Anakin e Obi-Wan.


Uma Nova Esperança - Episódio IV, (mas originalmente conhecido simplesmente como Guerra nas Estrelas), foi o primeiro filme da série a ser lançado, em 1977.

Luke Skywalker sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergaláctica quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo, um mercenário, e junto com membros da resistência tentam destruir esta terrível ameaça.


O Império Contra-Ataca - Episódio V, lançado em 1980, foi à primeira seqüência de Guerra nas Estrelas, e a quinta parte da saga Star Wars. A história tomou um tom mais sombrio, e é considerado pela maioria como o melhor dos filmes.

As forças imperais comandadas por Darth Vader lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso Luke Skywalker tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro jedi. No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro da "Força".


O Retorno de Jedi - Episódio VI, lançado em 1983, é a sexta e última parte da saga de George Lucas, Star Wars. O título do filme deveria ser A Vingança de Jedi, mas um pouco antes da estréia, George Lucas retornou à idéia inicial colocando como o nome que é conhecido até hoje. A razão era que um jedi não poderia querer vingança de ninguém. A vantagem é que essa decisão ainda acabou com o conflito que poderia vir entre o título do terceiro filme.

O imperador está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker liberta Hans Solo e a Princesa Leia das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke só se tornará um cavaleiro jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da "Força". No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

Nenhum comentário: