quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Os 100 melhores filmes pela 'Cahiers du Cinéma'


A mítica revista francesa Cahiers du Cinéma acaba de lançar um livro onde lista os 100 maiores filmes que o cinema já produziu, intitulado "100 filmes para uma cinemateca ideal". A publicação convidou 76 críticos e historiadores de cinema para participarem da seleção dos filmes, que os escolheram através de votação.

Como em praticamente todas as listas do gênero, a presença de algumas produções são previsíveis, porém a ordem de classificação dos filmes normalmente muda ou algumas obras consideradas excepcionais ficam de fora, enquanto outras estranhamente aparecem na lista. Confira os 10 primeiros colocados:

1. Cidadão Kane, de Orson Welles
2. O Mensageiro do Diabo, de Charles Laughton
3. As Regras do Jogo, de Jean Renoir
4. Aurora, de F.W. Murnau
5. O Atalante, de Jean Vigo
6. M, de Fritz Lang
7. Cantando na Chuva, de Stanley Donen e Gene Kelly
8. Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock
9. O Boulevard do Crime, de Marcel Carné
10. Rastros de Ódio, de John Ford

A Cahiers du Cinéma foi fundada em 1951 por André Bazin, Jacques Doniol-Valcroze e Joseph-Marie Lo Duca. Cineastas consagrados como Éric Rohmer, François Truffaut, Jean-Luc Godard e Claude Chabrol já escreveram para a publicação.

Curiosamente não existem na lista filmes da Grã-Bretanha (o que fez com que a revista fosse criticada, por não incluir nem mesmo Lawrence da Arábia) ou do Brasil. Para conhecer as outras produções lembradas pelos críticos franceses você pode clicar aqui. Se preferir a lista com os títulos em inglês, clique aqui.


Acesse o site oficial Les cahiers du cinéma

fonte: cineplayer

Nenhum comentário: