sábado, 13 de dezembro de 2008

Especial Globo de Ouro 2009 - Cinema


O Globo de Ouro (Golden Globe Awards) é entregue cada ano aos melhores do cinema e a televisão dos EUA, oferecidos desde 1994 pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood. São reconhecidos como uma das maiores honras que alguém que trabalhe numa dessas indústrias possa receber, estando atrás apenas do Oscar para o cinema, e do Emmy para a televisão. A premiação dete ano vai acontecer dia 11 de janeiro de 2009 a partir das 17h (22h de Brasília) em Los Angeles. Lembrando que ano passado não houve cerimonia de entrega aos premiados devido a greve dos roteiristas, a lista dos ganhadores foi anunciado em uma coletiva a imprensa.

Nesta primeira parte iremos falar dos filmes realizados para o cinema que tiveram o maior número de indicações: O Curioso Caso de Benjamin Button, Frost/Nixon, The Reader, Apenas um Sonho, Slumdog Millionaire, Vicky Christina Barcelona, The Wrestler, In Bruges e Dúvida.

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case Of Benjamin Button)

(EUA - 2008 - 159 min. - Drama, Fantasia, Romance)

(Direção: David Fincher; Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Elle Fanning, Elias Koteas, Julia Ormond)

5 indicações: Melhor Filme Drama, Melhor Ator Dramática (Brad Pitt), Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Eric Roth) e Melhor Trilha Sonora

Drama baseado no clássico romance homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald nos anos de 1920, que conta a história de Benjamin Button, um homem que misteriosamente começa a rejuvenescer e passa a sofrer as bizarras consequências do fenômeno. Button, estranhamente, chega aos seus 80 e poucos anos - na New Orleans de 1918, quando a Primeira Guerra está chegando ao fim - e a partir disso começa a ficar mais jovem. Ainda que a cronologia do tempo segue normalmente e ele invada os anos do século 21.



Frost/Nixon (Frost/Nixon)

(EUA, Reino Unido, França - 2008 - 122 min. - Drama, Biografia)

(Direção: Hon Howard; Elenco: Sam Rockwell, Kevin Bacon, Michael Sheen, Rebecca Hall, Matthew Macfadyen, Oliver Platt)

5 indicações: Melhor Filme Drama, Melhor Ator Dramática (Frank Langella), Melhor Diretor (Ron Howard), Melhor Roteiro (Peter Morgan) e Melhor Trilha Sonora

Por três anos, depois de renunciar ao cargo de presidente dos Estados Unidos, Nixon permaneceu em silêncio. Mas no verão de 1977, o rígido e perspicaz comandante-chefe deposto aceitou se sentar para uma entrevista intensa para confrontar as perguntas sobre seu tempo na Casa Branca e o escândalo do Watergate que acabou com sua presidência. Nixon supreendeu a todos ao selecionar Frost como o apresentador a quem iria confessar tudo em exclusividade. Da mesma forma, a equipe de Frost duvidava da habilidade de seu chefe para se segurar. Quando a câmera foi ligada, uma batalha entre os dois começou. Durante a entrevista, cada homem revelou suas inseguranças, ego e uma reserva de dignidade, que nos fim das contas, pôs de lado a postura em uma exibição impressionante da verdade simples e pura. Adaptação da montagem teatral escrita por Peter Morgan, a história conta como foi a dramática entrevista do presidente americano Richard Nixon ao apresentador de TV britânico David Frost logo após o escândalo político de Watergate, em 1972.




Dúvida (Doubt)

(EUA - 2008 - 104 min. - Drama, Suspense)

(Direção: John Patrick Shanley; Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Lloyd Clay Brown, Joseph Foster, Bridget Megan Clark, Lydia Jordan, Paulie Litt, Matthew Marvin, Evan Lewis)

5 indicações: Melhor Atriz Damática (Meryl Streep), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams e Viola Davis), Melhor Ator Coadjuvante (Phillip Seymour Hoffman) e Melhor Roteiro (John Patrick Shanley)

Ambientado no ano de 1964, numa escola católica do Bronx, a história gira em torno de uma freira que passa a suspeitar de um padre que vem demonstrando profundo interesse num jovem aluno negro. Para ela, o padre está cometendo abuso sexual. Adaptação de uma peça de teatro escrita pelo próprio diretor John Patrick Shanley.



The Reader (The Reader)

(EUA, Alemanha - 2008 - 123 min. - Drama, Romance, Guerra)

(Direção: Stephen Daldry; Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, David Kross)

4 indicações: Melhor Filme Drama, Melhor Diretor (Stephen Daldry), Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet) e Melhor Roteiro (David Hare)

Nos anos de 1950, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o jovem Michael Berg adoece e passa a ser cuidado por uma bela e estranha mulher, Hanna, que tem o dobro de sua idade. Michael logo se recupera, mas Hanna foi embora. Ao encontrá-la, os dois têm um breve mas intenso romance. Uma paixão cada vez maior, temperada com as leituras de obras clássicas que Hanna sempre faz para o amado. Apesar disso, Hanna misteriosamente desaparece outra vez. Passados oito anos, Michael é agora um aluno de Direito que acompanha julgamentos de crimes de guerra cometidos pelos nazistas. É nesse momento que Hanna reaparece na vida do rapaz. Mas para a surpresa dele, a mulher está no banco dos réus do Tribunal. Enquanto o passado de Hanna é revelado, Michael descobre um segredo que poderá impactar na vida de ambos.



Apenas um Sonho (Revolutionary Road)

(EUA, Inglaterra - 2008 - 119 min. - Drama, Romance, Guerra)

(Direção: Sam Mendes; Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Kathy Bates, Kathryn Hahn, Michael Shannon, Dylan Clark Marshall, Zoe Kazan, Kristen Connolly, Ryan Simpkins)

4 indicações: Melhor Filme Drama, Melhor Atriz Damática (Kate Winslet), Melhor Ator Dramática (Leonardo DiCaprio) e Melhor Diretor (Sam Mendes)

April (Kate Winslet) e Frank Wheeler (Leonardo DiCaprio) são um casal jovem que vive no subúrbio de Connecticut com seus dois filhos na década de 1950. A máscara da auto-segurança esconde a enorme frustração que sentem por não serem completos em seu relacionamento ou na carreira. Determinados a conhecerem a si mesmos, eles decidem se mudar para a França. Mas o relacionamento começa a corroer em um ciclo infinito de brigas, ciúmes e recriminações, e a viagem e seus sonhos correm grandes riscos de acabar.



Slumdog Millionaire (Slumdog Millionaire)

(EUA, Reino Unido - 2008 - 120 min. - Comédia, Drama, Romance)

(Direção: Danny Boyle & Loveleen Tandan; Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Anand Tiwari, Mia Drake, Anil Kapoor, Irfan Khan)

4 indicações: Melhor Filme Drama, Melhor Diretor (Danny Boyle), Melhor Roteiro (Simon Beaufoy) e Melhor Trilha Sonora

Jamal Malik (Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?" No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos. Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.



Vicky Christina Barcelona (Vicky Christina Barcelona)

(EUA, Espanha - 2008 - 96 min. - Comédia, Romance)

(Direção Woody Aleen; Elenco: Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Javier Bardem, Rebecca Hall, Chris Messina, Patricia Clarkson, Carrie Preston)

4 indicações: Melhor Filme - Comédia ou Musical, Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Rebecca Hall), Melhor Ator em Comédia ou Musical (Javier Bardem) e Melhor Atriz Coadjuvante (Penelope Cruz)

Depois de três histórias situadas em Londres ("Match Point", "Scoop" e "O Sonho de Cassandra"), Woody Allen agora aponta a câmera para a arquitetura de Barcelona, onde encena um qüiproquó amoroso estrelado pela sua atual favorita, Scarlett Johansson, a novata Rebecca Hall e os atores espanhóis Javier Bardem e Penélope Cruz. Vicky (Hall) e Cristina (Johansson) são duas jovens amigas americanas com visões completamente diferentes sobre o amor. Elas desembarcam de férias em Barcelona e conhecem um pintor libertário e sedutor, interpretado por Bardem. De casamento marcado com um americano com cara de relógio parado, Vicky tenta resistir às investidas do pintor, mas acaba apaixonando-se secretamente por ele depois de uma noite furtiva. Já Cristina, que logo se entrega, acaba vivendo um affair a três com ele e sua ex- mulher, interpretada por Penélope Cruz. EXTRA: Quando Allen ficou sabendo que a recepção do filme havia sido boa, ele disse: "Terminei este filme há vários meses, e, quando termino um filme, não sinto mais o menor interesse nele. Já recebi ótimas críticas de filmes que não ganharam um dólar nas bilheterias. Recebi críticas negativas de outros, e isso nunca significou nada. O fato de lhe chamarem de grande não faz você ser grande, e o fato de dizerem que um trabalho é terrível não o torna terrível. Eu me lembro de, anos atrás, voltar para casa depois de ter um grande triunfo com 'A Última Noite de Boris Grushenko' ('Love and Death') e, mesmo assim, a garota do apartamento em frente não quis sair comigo. Eu estava em casa, sozinho, comendo comida chinesa diretamente da embalagem, sem nada a fazer exceto assistir à televisão. O sucesso nunca significa nada".



The Wrestler (The Wrestler)

(EUA - 2008 - 109 min. - Drama, Comédia)

(Direção: Darren Aronofsky; Elenco: Marisa Tomei, Mickey Rourke, Evan Rachel Wood)

3 indicações: Melhor Ator Dramática (Mickey Rorke), Melhor Atriz Coadjuvante (Marisa Tomei) e Melhor Canção

Randy `The Ram´ Robinson (Mickey Rourke) é um bem-sucedido pugilista nos anos 80 que é impedido de lutar depois de sofrer um ataque cardíaco. Assim, ele consegue um emprego em um restaurante, passa a morar com uma stripper e tenta se tornar amigo do filho dela, mas não consegue resistir a vontade de retornar à antiga carreira, mesmo sabendo que isso oferece riscos a sua saúde.



Na Mira do Chefe (In Bruges)

(Reino Unido, Bélgica - 2008 - 107 min. - Ação, Comédia, Drama)

(Direção: Martin McDonagh; Elenco: Elizabeth Berrington, Ralph Fiennes, Rudy Blomme, Colin Farrell, Olivier Bonjour, Ann Elsley, Jean-Marc Favorin, Brendan Gleeson, Eric Godon)

3 indicações: Melhor Filme - Comédia ou Musical, Melhor Ator em Comédia ou Musical (Colin Farrell e Brendan Glesson)

"Na Mira do Chefe" foi filmado em Bruges, a mais preservada cidade medieval de toda Bélgica e destino de viajantes de todo o mundo. Mas para os matadores Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) aquela poderia ser a última parada. Um trabalho difícil fez com que os dois fossem enviados por seu chefe de Londres, Harry (Ralph Fiennes), para esfriar a cabeça antes do Natal na cidade de “conto-de-fadas” por algumas semanas. Deslocado em meio à arquitetura Gótica, os canais e as ruas de paralelepípedo, os dois matadores ocupam seus dias vivendo como turistas. Ray, ainda assombrado pela carnificina de Londres, detesta o lugar, enquanto Ken, ao mesmo tempo em que fica de olho no comportamento de Ray, delicia-se com a beleza e a serenidade da cidade. Porém, quanto mais eles esperam pela ligação de Harry, mais surreal torna-se sua experiência, que inclui estranhos encontros com locais e turistas; arte medieva; um ator americano anão (Jordan Prentice) que está filmando um filme de arte europeu; prostitutas holandesas e um potencial romance para Ray na forma de Chloë (Clémence Poésy), que pode ter seus próprios segredos obscuros. Quando Harry finalmente liga, as férias de Ken e Ray tornam-se uma batalha de vida ou morte recheada de humor negro e com conseqüências surpreendentes.

Nenhum comentário: