domingo, 19 de julho de 2009

Confira uma lista de 15 grandes filmes de gângsteres

Em Scarface, de 1932, havia uma mensagem dos produtores explicando que o filme era baseado em fatos reais e mostrava as gangues que assolavam os Estados Unidos naquela época e pedia providências ao governo. O objetivo era horrorizar a população, mas o resultado foi justamente o contrário. A plateia amou os personagens e até Al Capone tinha uma cópia do clássico em sua casa. Assim são os filmes de gângsteres: acabamos por ficar mais encantados por aqueles tipos à margem da lei do que enojados. E Hollywood não deixa por menos e nos brindou com grandes obras nesses mais de 100 anos de existência.

Veja uma lista de 15 grandes filmes sobre o tema:


1.Scarface (1932):

a ascensão de Tony Camonte (Paul Muni) no submundo do crime de Chicago e sua obsessão por sua irmã o levam a entrar em guerra com outros chefes de gangues e com a polícia. Reproduzindo fatos reais, como o massacre do dia de São Valentim, e baseado na vida de Capone, o filme causou furor nos Estados Unidos e acabou sendo refilmado em 1983, desta vez mostrando gângsteres cubanos com Al Pacino.


2.Floresta Petrificada (1936):

Humphrey Bogart lidera um grupo de bandidos fazendo cidadãos de reféns em um restaurante de beira de estrada, enquanto o escritor Leslie Howard procura um meio de salvar Bettie Davis.


3.Fúria Sanguinária (1949):

James Cagney é Arthur Cody Jarret, um sádico líder de uma gangue de assaltantes com uma total devoção à mãe. Preso, acaba tendo como companheiro de cela um policial disfarçado e foge ao saber que sua mãe foi assassinada. A última cena, na refinaria, tornou-se clássica.


4.Horas de Desespero (1955):

um dos filmes mais tensos já produzidos, mostrando Bogart e dois comparsas como bandidos fugidos da cadeia que fazem uma família de refém e os obrigam a continuar suas rotinas diárias sempre mantendo um membro vigiado.


5.Bonnie & Clyde, Uma Rajada de Balas (1967):

a cinebiografia romantizada do casal Clyde Barrow e Bonnie Parker que aterrorizou o meio-oeste americano nos anos 30 assaltando bancos até o derradeiro encontro com os representantes da lei.


6.O Poderoso Chefão (1972):

o melhor filme de máfia feito até hoje e um clássico absoluto na história do cinema, mostrando a história da família Corleone, chefiada por Don Vito, sua relação com os filhos Freddo, Michael, Sonny, Connie e Tom Hagen e a guerra de gangues na NY do pós-guerra. Teve duas continuações brilhantes.


7.Caminhos Perigosos (1973):

primeiro grande sucesso de Martin Scorcese, estrelado por Harvey Keitel e Robert De Niro com a história de um rapaz na dúvida entre tomar controle dos negócios do tio no bairro de Little Italy em Nova York ou ganhar poder através do crime e proteger seus amigos de infância.


8.Era uma vez na America (1984):

parte da trilogia americana do sempre sensacional diretor Sergio Leone (iniciada com Era uma vez no Oeste) é uma obra-prima que aborda a vida de gângsteres judeus na Nova York dos anos 20 aos 60. No elenco, James Woods, De Niro e Joe Pesci.


9.Os Intocáveis (1987):

Brian de Palma romanceia a história real de Elliot Ness e sua luta para colocar Al Capone atrás das grades. O filme tem várias imprecisões históricas (como a morte de Frank Nitti), mas se salva graças à magistral interpretação de Robert De Niro como o famoso gângster. Deu um Oscar a Sean Connery.


10.Os Bons Companheiros (1990):

brilhante filme que tira o glamour dos mafiosos e os mostra como violentos, racistas e descontrolados. Baseado em fatos reais, conta a trajetória de Henry Hill (Ray Liotta) na gangue de Paulie Cícero (Paul Sorvino) até ser pego pelos federais e entregar seus chefes. Joe Pesci como o psicótico Tommy DeVito dá um show à parte.


11.Cães de Aluguel (1992):

a grande estreia de Quentin Tarantino no cinema é um espetacular exercício de cinema abordando um bando de criminosos assaltando uma joalheria e se dando muito mal, mas com a história sendo contada de forma não-linear. Dois anos depois o submundo seria revisitado pelo diretor no clássico Pulp Fiction.


12.Donnie Brasco (1997):

a história real do agente do FBI interpretado por Johnny Depp que se infiltrou na gangue de Benjamin Ruggiero (Al Pacino) e acaba desenvolvendo uma amizade forte com o mafioso ao mesmo tempo em que vê sua vida pessoal ruir com a missão.


13.Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998):

Guy Richie (o ex-marido de Madonna) em seu segundo filme, na história de quatro caras que, devendo uma fortuna para gângsteres londrinos, resolvem dar um golpe em cima de uma gangue de assaltantes. É um dos filmes mais violentamente engraçados já produzidos e que lançou as carreiras cinematográficas de Jason Statham (Adrenalina) e Vinnie Jones (o fanático de X-Men III).


14.A Máfia no Divã (1999):

brilhante comédia que explora ao máximo a figura do mafioso e os maneirismos de Robert De Niro. Um criminoso com síndrome do pânico passa a fazer terapia e transforma a vida do psiquiatra (Billy Cristal) num verdadeiro inferno. Destaque para Joe Viterelli como o capanga Jelly e Chazz Palminteri como o chefe de uma gangue rival.


15.Cidade de Deus (2002):

as gangues nos morros cariocas em um dos melhores filmes nacionais já feitos. Projetou o diretor Fernando Meirelles para o exterior e figura em 17º lugar na lista dos melhores 250 filmes do site especializado IMDB. Para quem nunca viu, conta a história de dois moleques da favela de Cidade de Deus, Buscapé e Dadinho, e os caminhos que a vida traçou a eles, o primeiro se tornando fotógrafo e o segundo traficante de drogas.


fonte: Claudio R S Pucci (terra cinema)

Veja lista de 10 viagens do cinema à Lua

Chegada do homem ao satélite completa 40 anos nesta semana.

2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)
O clássico de Stanley Kubrick se adiantou ao incluir no roteiro a chegada do homem à Lua mais de um ano antes de Neil Armstrong realizar seu feito. Ganhador do Oscar, o filme viaja ao passado pré-histórico e salta para o futuro, mostrando uma disputa épica entre homem e máquina no espaço colonizado.

APOLLO 13 (1995)
Tom Hanks estrela este drama, em que três astronautas americanos em missão à Lua sofrem uma explosão na nave, transformando o resto da viagem em uma corrida contra o tempo. Sob o risco de ficar sem oxigênio, energia e comunicação, eles têm que lutar por suas vidas, contando com a ajuda dos engenheiros da NASA. Kevin Bacon e Bill Paxton completam o elenco.

VIAGEM À LUA (1902)
Realizado no início do século, o curta-metragem do francês George Méliès é considerado o primeiro filme de ficção científica da história do cinema. Inspirado em histórias de Júlio Verne e H.G. Wells, conta a história de um grupo de astrônomos que viaja à Lua em uma cápsula lançada da Terra por um canhão.

COWBOYS DO ESPAÇO (2000)
Clint Eastwood vive um piloto aposentado que trabalhou na NASA e é chamado de última hora para consertar no espaço um antigo satélite que está com problemas. Ele é a única pessoa com a capacidade técnica para cumprir essa arriscada missão, mas para a aceitar ele impõe uma condição: levar juntos seus velhos colegas de trabalho, que formavam uma equipe espacial.

WALLACE & GROMIT - A GRAND DAY OUT (1989)
Na primeira animação dos clássicos personagens do estúdio Aardman, Wallace decide viajar à Lua depois que descobre que não há mais queijo em casa. Para isso, ele e seu cachorro, Gromit, constroem um foguete e deixam a Terra. Ao chegar ao solo lunar, o inventor descobre que estava certo: a Lua é mesmo feita de queijo!

DESTINATION MOON (1950)
O filme do produtor George Pál antecipa as tensões da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética - mesmo sem citar nominalmente o inimigo como soviético. Um grupo de astronautas parte da Terra e consegue atingir o satélite e criar uma base, mas, por uma falha técnica, não sabe se conseguirá voltar. O longa venceu o Oscar de efeitos especiais na época.

SIMPSONS – O FILME (2007)
Logo na abertura do longa-metragem dos Simpsons, surge a sequência em que o desenho animado "Itchy & Scratchy" ("Comichão e Coçadinha", em português) faz uma paródia à chegada do homem à Lua. A cena épica, com música imponente, é logo interrompida quando o rato Itchy finca a bandeira no peito do gato Scratchy e quebra seu capacete de astronauta.

MOON (2009)
O longa-metragem de estreia do britânico Duncan Jones, filho de David Bowie, traz o ator Sam Rockwell como um astronauta que passa três anos isolado em uma nave espacial extraindo um gás lunar. A trama cresce quando ele conhece um clone de si mesmo, só que mais novo e mais revoltado, que também está no espaço realizando o mesmo trabalho.

AS AMAZONAS NA LUA (1987)
A paródia dos filmes B da década de 1950 em que um grupo de exploradores espaciais chega à Lua para salvar suas curvilíneas habitantes da ameaça de aranhas gigantes é só um pretexto para uma série de esquetes de comédia dirigidas por grandes nomes do cinema da década de 80, como Joe Dante ("Gremlins") e John Landis ("Irmãos cara de pau").

E.T., O EXTRATERRESTRE (1982)
No clássico de Steven Spielberg, o satélite platinado serve de pano de fundo para a cena em que Elliot ganha uma forcinha de E.T. para escapar voando de uma eletrizante perseguição de bicicleta. Gravada na memória de crianças e adultos da década de 80, a sequência foi considerada pela revista "Empire", em 2004, como o "momento mais mágico da história do cinema".

fontre: g1