domingo, 19 de julho de 2009

Veja lista de 10 viagens do cinema à Lua

Chegada do homem ao satélite completa 40 anos nesta semana.

2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)
O clássico de Stanley Kubrick se adiantou ao incluir no roteiro a chegada do homem à Lua mais de um ano antes de Neil Armstrong realizar seu feito. Ganhador do Oscar, o filme viaja ao passado pré-histórico e salta para o futuro, mostrando uma disputa épica entre homem e máquina no espaço colonizado.

APOLLO 13 (1995)
Tom Hanks estrela este drama, em que três astronautas americanos em missão à Lua sofrem uma explosão na nave, transformando o resto da viagem em uma corrida contra o tempo. Sob o risco de ficar sem oxigênio, energia e comunicação, eles têm que lutar por suas vidas, contando com a ajuda dos engenheiros da NASA. Kevin Bacon e Bill Paxton completam o elenco.

VIAGEM À LUA (1902)
Realizado no início do século, o curta-metragem do francês George Méliès é considerado o primeiro filme de ficção científica da história do cinema. Inspirado em histórias de Júlio Verne e H.G. Wells, conta a história de um grupo de astrônomos que viaja à Lua em uma cápsula lançada da Terra por um canhão.

COWBOYS DO ESPAÇO (2000)
Clint Eastwood vive um piloto aposentado que trabalhou na NASA e é chamado de última hora para consertar no espaço um antigo satélite que está com problemas. Ele é a única pessoa com a capacidade técnica para cumprir essa arriscada missão, mas para a aceitar ele impõe uma condição: levar juntos seus velhos colegas de trabalho, que formavam uma equipe espacial.

WALLACE & GROMIT - A GRAND DAY OUT (1989)
Na primeira animação dos clássicos personagens do estúdio Aardman, Wallace decide viajar à Lua depois que descobre que não há mais queijo em casa. Para isso, ele e seu cachorro, Gromit, constroem um foguete e deixam a Terra. Ao chegar ao solo lunar, o inventor descobre que estava certo: a Lua é mesmo feita de queijo!

DESTINATION MOON (1950)
O filme do produtor George Pál antecipa as tensões da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética - mesmo sem citar nominalmente o inimigo como soviético. Um grupo de astronautas parte da Terra e consegue atingir o satélite e criar uma base, mas, por uma falha técnica, não sabe se conseguirá voltar. O longa venceu o Oscar de efeitos especiais na época.

SIMPSONS – O FILME (2007)
Logo na abertura do longa-metragem dos Simpsons, surge a sequência em que o desenho animado "Itchy & Scratchy" ("Comichão e Coçadinha", em português) faz uma paródia à chegada do homem à Lua. A cena épica, com música imponente, é logo interrompida quando o rato Itchy finca a bandeira no peito do gato Scratchy e quebra seu capacete de astronauta.

MOON (2009)
O longa-metragem de estreia do britânico Duncan Jones, filho de David Bowie, traz o ator Sam Rockwell como um astronauta que passa três anos isolado em uma nave espacial extraindo um gás lunar. A trama cresce quando ele conhece um clone de si mesmo, só que mais novo e mais revoltado, que também está no espaço realizando o mesmo trabalho.

AS AMAZONAS NA LUA (1987)
A paródia dos filmes B da década de 1950 em que um grupo de exploradores espaciais chega à Lua para salvar suas curvilíneas habitantes da ameaça de aranhas gigantes é só um pretexto para uma série de esquetes de comédia dirigidas por grandes nomes do cinema da década de 80, como Joe Dante ("Gremlins") e John Landis ("Irmãos cara de pau").

E.T., O EXTRATERRESTRE (1982)
No clássico de Steven Spielberg, o satélite platinado serve de pano de fundo para a cena em que Elliot ganha uma forcinha de E.T. para escapar voando de uma eletrizante perseguição de bicicleta. Gravada na memória de crianças e adultos da década de 80, a sequência foi considerada pela revista "Empire", em 2004, como o "momento mais mágico da história do cinema".

fontre: g1

Nenhum comentário: