domingo, 19 de julho de 2009

Confira uma lista de 15 grandes filmes de gângsteres

Em Scarface, de 1932, havia uma mensagem dos produtores explicando que o filme era baseado em fatos reais e mostrava as gangues que assolavam os Estados Unidos naquela época e pedia providências ao governo. O objetivo era horrorizar a população, mas o resultado foi justamente o contrário. A plateia amou os personagens e até Al Capone tinha uma cópia do clássico em sua casa. Assim são os filmes de gângsteres: acabamos por ficar mais encantados por aqueles tipos à margem da lei do que enojados. E Hollywood não deixa por menos e nos brindou com grandes obras nesses mais de 100 anos de existência.

Veja uma lista de 15 grandes filmes sobre o tema:


1.Scarface (1932):

a ascensão de Tony Camonte (Paul Muni) no submundo do crime de Chicago e sua obsessão por sua irmã o levam a entrar em guerra com outros chefes de gangues e com a polícia. Reproduzindo fatos reais, como o massacre do dia de São Valentim, e baseado na vida de Capone, o filme causou furor nos Estados Unidos e acabou sendo refilmado em 1983, desta vez mostrando gângsteres cubanos com Al Pacino.


2.Floresta Petrificada (1936):

Humphrey Bogart lidera um grupo de bandidos fazendo cidadãos de reféns em um restaurante de beira de estrada, enquanto o escritor Leslie Howard procura um meio de salvar Bettie Davis.


3.Fúria Sanguinária (1949):

James Cagney é Arthur Cody Jarret, um sádico líder de uma gangue de assaltantes com uma total devoção à mãe. Preso, acaba tendo como companheiro de cela um policial disfarçado e foge ao saber que sua mãe foi assassinada. A última cena, na refinaria, tornou-se clássica.


4.Horas de Desespero (1955):

um dos filmes mais tensos já produzidos, mostrando Bogart e dois comparsas como bandidos fugidos da cadeia que fazem uma família de refém e os obrigam a continuar suas rotinas diárias sempre mantendo um membro vigiado.


5.Bonnie & Clyde, Uma Rajada de Balas (1967):

a cinebiografia romantizada do casal Clyde Barrow e Bonnie Parker que aterrorizou o meio-oeste americano nos anos 30 assaltando bancos até o derradeiro encontro com os representantes da lei.


6.O Poderoso Chefão (1972):

o melhor filme de máfia feito até hoje e um clássico absoluto na história do cinema, mostrando a história da família Corleone, chefiada por Don Vito, sua relação com os filhos Freddo, Michael, Sonny, Connie e Tom Hagen e a guerra de gangues na NY do pós-guerra. Teve duas continuações brilhantes.


7.Caminhos Perigosos (1973):

primeiro grande sucesso de Martin Scorcese, estrelado por Harvey Keitel e Robert De Niro com a história de um rapaz na dúvida entre tomar controle dos negócios do tio no bairro de Little Italy em Nova York ou ganhar poder através do crime e proteger seus amigos de infância.


8.Era uma vez na America (1984):

parte da trilogia americana do sempre sensacional diretor Sergio Leone (iniciada com Era uma vez no Oeste) é uma obra-prima que aborda a vida de gângsteres judeus na Nova York dos anos 20 aos 60. No elenco, James Woods, De Niro e Joe Pesci.


9.Os Intocáveis (1987):

Brian de Palma romanceia a história real de Elliot Ness e sua luta para colocar Al Capone atrás das grades. O filme tem várias imprecisões históricas (como a morte de Frank Nitti), mas se salva graças à magistral interpretação de Robert De Niro como o famoso gângster. Deu um Oscar a Sean Connery.


10.Os Bons Companheiros (1990):

brilhante filme que tira o glamour dos mafiosos e os mostra como violentos, racistas e descontrolados. Baseado em fatos reais, conta a trajetória de Henry Hill (Ray Liotta) na gangue de Paulie Cícero (Paul Sorvino) até ser pego pelos federais e entregar seus chefes. Joe Pesci como o psicótico Tommy DeVito dá um show à parte.


11.Cães de Aluguel (1992):

a grande estreia de Quentin Tarantino no cinema é um espetacular exercício de cinema abordando um bando de criminosos assaltando uma joalheria e se dando muito mal, mas com a história sendo contada de forma não-linear. Dois anos depois o submundo seria revisitado pelo diretor no clássico Pulp Fiction.


12.Donnie Brasco (1997):

a história real do agente do FBI interpretado por Johnny Depp que se infiltrou na gangue de Benjamin Ruggiero (Al Pacino) e acaba desenvolvendo uma amizade forte com o mafioso ao mesmo tempo em que vê sua vida pessoal ruir com a missão.


13.Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998):

Guy Richie (o ex-marido de Madonna) em seu segundo filme, na história de quatro caras que, devendo uma fortuna para gângsteres londrinos, resolvem dar um golpe em cima de uma gangue de assaltantes. É um dos filmes mais violentamente engraçados já produzidos e que lançou as carreiras cinematográficas de Jason Statham (Adrenalina) e Vinnie Jones (o fanático de X-Men III).


14.A Máfia no Divã (1999):

brilhante comédia que explora ao máximo a figura do mafioso e os maneirismos de Robert De Niro. Um criminoso com síndrome do pânico passa a fazer terapia e transforma a vida do psiquiatra (Billy Cristal) num verdadeiro inferno. Destaque para Joe Viterelli como o capanga Jelly e Chazz Palminteri como o chefe de uma gangue rival.


15.Cidade de Deus (2002):

as gangues nos morros cariocas em um dos melhores filmes nacionais já feitos. Projetou o diretor Fernando Meirelles para o exterior e figura em 17º lugar na lista dos melhores 250 filmes do site especializado IMDB. Para quem nunca viu, conta a história de dois moleques da favela de Cidade de Deus, Buscapé e Dadinho, e os caminhos que a vida traçou a eles, o primeiro se tornando fotógrafo e o segundo traficante de drogas.


fonte: Claudio R S Pucci (terra cinema)

Nenhum comentário: