quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Os filmes brasileiros mais vistos no cinema


O filme "Se Eu Fosse Você 2", estrelado por Tony Ramos e Glória Pires trouxe de volta o sucesso dos filmes nacionais no cinema. Há 5 semanas em primeiro lugar, o filme já arrecadou R$ 39,2 milhões e levou 4,7 milhões aos cinemas.

O longa, ainda, só não fez mais público que "2 Filhos de Francisco - A História de Zezé Di Camargo e Luciano", que levou 5,3 milhões de pessoas aos cinemas.

Conheça quais foram os filmes nacionais que mais levaram os brasileiros aos cinemas:

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, ainda é o filme brasileiro mais visto nos cinemas. Dirigido por Bruno Barreto e protagonizado por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça, o longa-metragem foi visto por mais de 12 milhões espectadores.

A Dama do Lotação (1978)
Nos anos 70, Sonia Braga era garantia de brasileiro no cinema. Tanto que A Dama do Lotação, sensual filme protagonizado pela atriz, levou 6,5 milhões de espectadores às salas.

Os Trapalhões
Os filmes protagonizados pelo saudoso grupo humorístico Trapalhões, nos anos 70 e 80, também foram bastante populares na época. O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (1977), Os Saltimbancos Trapalhões (1981 e Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1982) são algumas das produções do grupo vistas por mais de cinco milhões de brasileiros.

O Passageiro da Agonia e Carandiru
Hector Babenco, nascido na Argentina e radicado no Brasil, é um diretor que levou milhares de brasileiros aos cinemas. Lúcio Flavio, o Passageiro da Agonia levou mais de cinco milhões de brasileiros aos cinemas em 1977; o drama Carandiru foi visto por 4,6 milhões em seu lançamento, em 2001.

Cidade de Deus
O filme fez uma pequena revolução dentro do cenário cinematográfico brasileiro em 2002. Depois de levar mais de três milhões de brasileiros às salas, foi lançado internacionalmente, tornando-se referência de cinema brasileiro para os gringos. O longa concorreu a quatro Oscars, apresentando o talento do cineasta Fernando Meirelles no mercado internacional.

"2 Filhos de Francisco - A História de Zezé Di Camargo e Luciano"
Fenômeno recente nas salas de projeção brasileiras, 2 Filhos de Francisco - A História de Zezé di Camargo e Luciano foi aprovado não somente pela crítica especializada em 2005, mas principalmente pelo público, que se envolveu pelo drama familiar experimentado pela popular dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, retratada no longa. O filme foi visto por mais de cinco milhões de espectadores, a maior bilheteria de filmes brasileiros dos últimos 20 anos.

Se Eu Fosse Você
Em 2006, o longa-metragem brasileiro mais prestigiado pelo público nos cinemas foi a comédia Se Eu Fosse Você. Mais de três milhões de brasileiros foram às salas prestigiar a excelente atuação de Glória Pires e Tony Ramos no filme.

Tropa de Elite
O ano de 2007 foi de Tropa de Elite, que estreou nas salas brasileiras fazendo estardalhaço. Na verdade, o filme já era falado antes disso, depois de ter sido visto por milhões de brasileiros antes mesmo de sua estréia, em DVDs piratas, disponíveis nos camelôs. Os números oficiais confirmam: 2,4 milhões foram ver o longa de José Padilha nos cinemas.

Meu Nome Não É Johnny
Estreando no primeiro fim de semana de 2008, Meu Nome Não É Johnny já desponta como a "salvação" das bilheterias nacionais neste ano. Um grande sucesso entre o público, foi visto por 1,7 milhão de brasileiros em menos de dois meses em cartaz.

fonte: yahoo cinema

Nenhum comentário: