quinta-feira, 18 de março de 2010

Os 100 Melhores Filmes de Terror e Suspense dos Últimos 30 Anos - Parte I



Os filmes de terror e suspense estão sempre entre os favoritos das pessoas. Há aqueles que só gostam desse gênero, o que representa um grande vício. Desde os famosos filmes do mestre do terror Alfred Hitchcock, como Psicose e Os Pássaros, os filmes de terror e suspense passaram a ter cada vez mais importância e representam um dos gêneros mais lucrativos do cinema.

Alguns são de dar arrepios com suas histórias sobrenaturais; alguns instigam nosso lado investigador, nos deixando tensos para descobrir quem é o assassino; alguns são tão bem tramados e engenhosos que desafiam nossa inteligência; alguns são clássicos tão arrepiantes que nos tiram o sono; alguns são eletrizantes misturando ação e suspense; e alguns são mais nojentos do que qualquer outra coisa.

Seja um suspense com uma boa trama, ou um terror de arrepiar, a verdade é que é difícil encontrar alguém que não goste de pelo um dos gêneros. Assim, montamos uma lista com os 100 melhores filmes de terror e suspense dos últimos 30 anos, trazendo o melhor dos dois gêneros.


Horror em Amityville
O Chamado

Jogos Mortais

O Massacre da Serra Elétrica




Pânico
Entrevista com o Vampiro

Frankenstein de Mary Shelley

O Silêncio dos Inocentes




Poltergeist - O Fenômeno
O Iluminado

Lenda Urbana

Premonição




Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado
Cry Wolf: O Jogo da Mentira

Segundas Intenções

Todo Mundo Quase Morto




Dragão Vermelho
Deixe ela entrar

Arrasta-me para o Inferno

Caçadores de Mente




O Sexto Sentido
Ecos do Além

Sem Vestígios

Roubando Vidas




Sob o Domínio do Mal
O Código Da Vinci

A Mão que Balança o Berço

A Vida de David Gale




Um crime de Mestre
A Rede

O Mistério da Libélula

O Silêncio do Lago


A Chave Mestra
O Júri

Efeito Borboleta

O Dom da premonição



Plano de Vôo
Revelação

Os Outros

Identidade




Amnésia
Os Estranhos

Caso 39

Número 23




Na Companhia do Medo
Ponto de Vista

Déjà Vu

Passageiros




Refém do Silêncio
Presságio

Nunca Mais

Risco Duplo



Janela Secreta
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

O Colecionador de Ossos

Ressurreição



Seven – Os Sete Crimes Capitais
Dormindo com o Inimigo

Na Teia da Aranha

Celular



O Amigo Oculto
Louca Obsessão

A Última Profecia

As Duas Faces de um Crime



O Advogado dos 5 Crimes
Cabo do Medo

Calculo Mortal

Sinais




Espelhos do medo
Espiritos
Olhos famintos

A Bruxa de Blair



Constantine
Sexta-Feira 13

Advogado do Diabo

Perseguição



O Exorcismo de Emily Rose
O Albergue

Dia dos Mortos

Do Inferno



O Grito
Cemitério Maldito
Uma Noite Alucinante
Abismo do Medo


Brinquedo Assassino
Predador
Os Garotos Perdidos
O Ilusionista


Fora de Rumo
Refém
Sweeney Todd
Instinto Selvagem



Stigmata

Infidelidade

A Filha do General

A Casa de Vidro



O Homem Sem Sombra

A Morte Pede Carona
Sociedade Secreta

Imagens do Além

fonte: cine séries

Terra lista os mais marcantes filmes de horror psicológico


Na última sexta-feira (12), estreou nos cinemas nacionais o horror psicológico Ilha do Medo, de Martin Scorsese, que narra a história de Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio), homem que investiga o desaparecimento de uma paciente de um hospital psiquiátrico em Boston. Aos poucos, ele vai descobrindo que lá os médicos realizam experiências radicais.

O horror psicológico, tema central de Ilha do Medo, é recorrente no cinema de Hollywood. Alguns deles marcaram a indústria - pela inovação, outros pelo simples potencial de alcançar altas bilheterias.

O Terra listou os mais marcantes filmes do gênero que já passaram pelas telonas do País. Confira a lista.

. O Bebê de Rosemary
. O Chamado/Ringu
. Bruxa de Blair

. Ilha do Medo
. Jogos Mortais

. O Iluminado
. Os Outros

. Os Pássaros

. Atividade Paranormal
. Psicose


fonte: terra

As Dez Melhores Séries da Atualidade


A revista Entertainment Weekly lançou uma edição especial onde faz um levantamento dos dez melhores seriados atuais da TV americana. Veja quais são:

1) THE GOOD WIFE
Alicia Florrick (Julianna Marguiles) é mulher de Peter Florrick (Chris Noth), um promotor que é preso por causa de um escândalo sexual e também por envolvimento em corrupção. Isso faz com que Alicia tenha de arregaçar as mangas e voltar a trabalhar como advogada. Só assim ela poderá sustentar seus dois filhos. No Brasil, a série é exibida pelo Universal Channel.

2) BREAKING BAD
Mostra Walter White, vivido por Bryan Cranston, um professor que descobre ter câncer no pulmão. Isso faz com que ele se torne um criminoso com a intenção de juntar dinheiro e deixar para sua família. O seriado foi exibido pelo canal Sony, mas está fora do ar no Brasil.

3) LOST
Simplesmente um dos maiores sucessos recentes da TV. Lost conquistou milhões de fãs no mundo todo que acompanham fervorosamente a evolução da história e seus mistérios. Tudo termina este ano, na atual sexta temporada. Lost passa no Brasil no canal AXN, que já exibe a sexta temporada. Em TV aberta, quem exibe é a Globo.

4) FRIDAY NIGHT LIGHTS
O drama que retrata um time de futebol de uma faculdade e seu técnico começou meio devagar, mas foi conquistando seu público aos poucos. Hoje tem lugar cativo na grade de programação da rede NBC. A Sony já exibiu Friday Night Lights no Brasil, mas atualmente está fora da programação.

5) FRINGE
Uma das melhores séries de ficção científica atualmente. J.J. Abrams, criador de Lost, também é o grande responsável aqui. Mostra uma grande conspiração e uma agente do FBI - Olivia Dunham - determinada a acabar com tudo. O Warner Channel passa Fringe no Brasil.

6) MODERN FAMILY
Comédia que mostra Jay Pritchett (Ed O`Neill) e seus filhos Claire Dunphy (Julie Bowen) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson). O seriado acontece como se fosse um documentário e registra as vidas dessas pessoas em Los Angeles e todos os seus problemas de relacionamento. A estreia aconteceu em 2009 no canal ABC e já foi renovado para uma nova temporada. A série é inédita no Brasil.

7) GLEE
O seriado ainda está em sua primeira temporada e já é um sucesso incrível. As brigas entre nerds e populares de um colégio e os empolgantes números musicais transformaram Glee num hit dentro e fora dos EUA. Glee é exibida no Brasil pela Fox e também foi comprada recentemente pela Globo.

8) SOUTHLAND
Esta série da Warner e que é exibida pela NBC mostra de maneira quase real a vida dos policiais de Los Angeles. A série estreou nos EUA em abril de 2009 e foi cancelada em outubro. Mas isso não significou o fim de tudo: Southland passou para o canal TNT, onde é exibida desde janeiro. A série é inédita no Brasil.

9) DAMAGES
Glenn Close é Patty Hewes, uma advogada voraz e brilhante. Ellen Parsons (Rose Byrne), advogada mais jovem, trabalha com Hewes na mesma firma. Com um ótimo roteiro e atuação dos atores, Damages surpreendeu quando estreou no final de 2007. Damages já foi exibido no Brasil pelo canal a cabo AXN. Atualmente não está na programação.

10) CAPRICA
É uma das séries mais recentes do Sci Fi Channel, estreou no final de 2009 e é derivada de Battlestar Galactica. Sua história pegou em cheio os fãs de quem já curtia o seriado anterior. Mostra as famílias Graystone e Adama cinquenta anos antes de Galactica. Elas vivem no planeta chamado Caprica. Uma experiência com inteligência artificial desencadeia uma série de eventos que mudam a vida de todos. Caprica é inédita no Brasil.

fonte: capacitor

terça-feira, 16 de março de 2010

Veja lista de 10 filmes e séries ambientados em ilhas


Leonardo DiCaprio deve roubar as atenções dos fãs brasileiros de cinema neste final de semana. O ator é a estrela de “Ilha do medo”, suspense dirigido por Martin Scorsese (de “Os infiltrados”).

Locações do tipo não são novidade nas telonas e na TV. Diversos filmes e séries aproveitam o isolamento e eventual mistério das ilhas para darem espaço a suas ações.

Conheça abaixo alguns exemplos de atrações que vão da comédia ao terror e se passam nestas, por definição, faixas de areia rodeadas pelo mar.

A praia (1999) – Com visual e trilha sonora caprichados (bandas eletrônicas essenciais nos anos 1990, como Orbital, Underworld e Leftfield, emprestam músicas à trama), este filme de Danny Boyle (de “Quem quer ser um milionário?”) mostra que Leonardo DiCaprio não é nenhum marinheiro de primeira viagem quando o assunto é filme passado em ilha. Na trama, DiCaprio interpreta um estudante que descobre uma comunidade secreta, vivendo próxima ao litoral indonésio, e tem de guardar segredo sobre a descoberta – mas talvez seja tarde demais para que ele saia vivo de lá sabendo disso.

A trilha (2009) – Mais um suspense que usa uma ilha como locação (e bota ilha nisso: é o Havaí), este longa traz a história de um casal que resolve aventurar-se por praias remotas. Mas o que poderia ser um passeio prazeroso logo se torna um pesadelo. Um assassino os persegue, e um jogo de perseguição e tensão fica armado. O longa traz um colírio para os olhos: a presença da bela ex-modelo Mila Jovovich (de “O quinto elemento”). Dirigido por David Twohy (roteirista de “G.I Jane”).

Lost (2004 a 2010) – O enredo básico, a princípio, pode não parecer muito original: avião cai em ilha misteriosa e seus sobreviventes se unem para tentar escapar de lá a salvo. Mas, já em sua sexta e derradeira temporada, a série criada por J. J Abrams (diretor de “Missão impossível 3”) continua a dar nó na cabeça de seus fiéis seguidores. Afinal quem já viu uma ilha perdida em que ursos polares surgem na mata, monstros feitos de fumaça preta perambulam pela paisagem e personagens aparentemente mortos ressuscitam? No Brasil, temporadas da série vêm sendo exibidas na TV aberta pela Globo.

A ilha do dr. Moreau (1996) – Neste suspense, dirigido por John Frankenheimer (de “Ronin”), homem sofre acidente de avião e é resgatado por um cientista. Só que em vez de salvação, o que ele encontra são problemas. A ilha é palco de experimentos genéticos para lá de bizarros. E não faltam seres disformes e perigosos para pôr terror na ação. Um destaque no elenco é o ator Marlon Brando (de “O poderoso chefão”; morto em 2004), no papel do médico que dá título ao filme.

A rocha (1996) – Filme de Michael Bay (de “Transformers”), narra a história do sequestro de 81 pessoas na ilha norte-americana de Alcatraz. Por trás do crime está um lunático ex-veterano de guerra munido de poderosas armas químicas. O longa de ação conta com Sean Connery (de “O nome da rosa”), no papel do único homem que já havia escapado do local, e Ed Harris (de “As horas), como o grande vilão da trama.

A lagoa azul (1980) – Clássico, o filme traz as descobertas amorosas e sexuais de um casal de jovens criados numa ilha paradisíaca após um naufrágio. Além das belas paisagens do local, a produção brinda o espectador com imagens da então modelo e atual atriz de séries de TV Brooke Shields aos 15 anos de idade. Dirigido por Randal Kleiser (de “Grease – Nos tempos da brilhantina”).

Náufrago (2000) – Dirigido por Robert Zemeckis (de “Forrest Gump – O contador de histórias”), o filme narra a história de um executivo de uma empresa de entrega de encomendas que se vê sozinho em uma ilha deserta após sobreviver a um desastre de avião. À espera de socorro, ele passa anos no local, aprendendo a viver com o mínimo de conforto possível. O longa vale pela boa atuação de Tom Hanks (de “Filadélfia”) em cenas que chegam a ser aflitivas – quem já assistiu deve se lembrar do momento em que o personagem tem de tratar um dente cariado com instrumentos nada familiares a um dentista.

A ilha da fantasia (1978 a 1984) – Série de TV que fez grande sucesso, trazia mensagem otimista. A ação, ao contrário de muitas outras ilhas malignas desta coletânea do G1, passava-se num local em que todos os sonhos podiam ser realizados. Seus personagens, como o senhor Roarke (interpretado por Ricardo Montalbán) e o anão Tattoo (vivido por Hervé Villechaize), ficaram eternizados no imaginário pop.

A ilha da garganta cortada (1995) – Aventura dirigida por Renny Harlin (de “O exorcista – O início”) merece destaque por ser, talvez, um dos maiores fracassos do cinema – e provável maior flop dentre os filmes passados em ilhas. (De acordo com o site IMDB, seu orçamento foi de US$ 155 milhões, mas o faturamento não chegou nem a 10% disso) O fracasso, uma trama com piratas e donzelas em apuros, tem nomes badalados no elenco – como Geena Davis (de “Thelma & Louise”).

Destino insólito (2002) – Nem só de turnês lotadas por países remotos do Leste Europeu vive a cantora Madonna. Em uma de suas incursões no cinema, a popstar estrelou este filme dirigido por seu ex-marido Guy Ritchie (de “Sherlock Holmes”). Na comédia, Madge vive a esposa de um bilionário que não suporta um dos marinheiros contratados pelo casal para auxiliá-los em uma viagem ao litoral mediterrâneo. Mas ela tem de rever a relação ao ficar presa ao empregado em uma situação delicada numa ilha, é claro, deserta.

fonte: g1 cinema

quinta-feira, 11 de março de 2010

Revista de cinema elege 10 filmes que foram melhores do que os livros


Na última edição do Oscar, alguns filmes indicados eram adaptações de livros, como "Preciosa" e "Amor sem Escalas". Em Hollywood, transformar best-sellers em campeões das bilheterias das salas de cinema é considerado um caminho seguro para o sucesso. Mas os críticos raramente acham que um filme é melhor do que o livro usado para a adaptação cinematográfica.

O site da revista especializada "Premiere" fez uma lista de dez títulos que conseguiram essa façanha. São filmes que conseguiram melhorar seu material de origem graças à combinação do talento, inspiração e esforços de roteiristas, diretores e elenco.

Enquete: Qual filme saiu melhor do que o livro?

Confira a lista publicada pela "Premiere".

"Blade Runner, O Caçador de Andróides"

"O Psicopata Americano"

"O Iluminado"

"O Falcão Maltês"

"O Último dos Moicanos"

"As Pontes de Madison"

"Medo e Delírio em Las Vegas"

"O Senhor dos Anéis"

"O Poderoso Chefão"

"O Clube da Luta"

fonte: folha online