terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Conheça os filmes que marcaram os anos 2000


Da fantasia oriental de O Tigre e o Dragão à dura realidade das ruas da capital indiana em Quem Quer Ser um Milionário?, segue uma lista cronológica dos filmes que marcaram a década estabelecida pelos editores de cultura da AFP.

2000 - O Tigre e o Dragão
Globo de Ouro e Oscar de melhor filme estrangeiro, O Tigre e o Dragão, do diretor Ang Lee, fez a Ásia ganhar o coração de Hollywood com este conto sobre um guerreiro em busca de sua espada perdida, que virou o primeiro filme legendado de maior bilheteria nos Estados Unidos, antes de A Paixão de Cristo, de Mel Gibson. Totalmente falado em mandarim, o filme mistura a estética oriental com a coreografia high-tech de Matrix.

2001 - Shrek
Oscar de melhor animação, a história sobre um ogro verde e mal-humorado introduziu um novo personagem do universo dos contos de fada. O filme, que contou com dublagem de atores famosos e teve uma trilha sonora baseada em canções pop, estabeleceu o padrão de divertir com inteligência tanto crianças quanto adultos, a receita do sucesso do entretenimento para toda a família.

2002 - Devas
Devas, do indiano Sanjay Leela Bhansali, uma suntuosa comédia mundial sobre amores trágicos foi a primeira produção de Bollywood a ser apresentada no Festival de Cannes. O filme conquistou sete "prêmios Oscar", da Academia Indiana do Cinema (IIFA).

2003 - Cidade de Deus
Uma impressionante abordagem da violência em uma favela carioca dominada pelo tráfico feita por Fernando Meirelles, que revelou ao mundo a cruel realidade de "crianças assassinas". Com sua edição frenética e sua tensão permanente, inventou um estilo que conquistou o mundo e passou a ser imitado no cinema.

2004 - Fahrenheit 9/11
Vencedor da Palma de Ouro de Cannes, este documentário político marcou a década ao lado de outras duas obras do gênero, o ecológico Uma verdade Inconveniente, de Al Gore, e When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts, de Spike Lee sobre a trágica passagem do furacão Katrina por Nova Orleans.

Entrevistando personalidades e militares, o polêmico diretor Michael Moore conta os bastidores do governo de George W. Bush e sua chamada "guerra ao terrorismo", às vezes manipulando a edição para atingir seu objetivo de denunciar os absurdos das guerras no Afeganistão e no Iraque.

2005 - Boa Noite e Boa Sorte
Com direção de George Clooney, que conduz a trama em forma de documentário, o filme se baseia na história real do jornal Edward R. Murrow, apresentador de um programa de tv jornalístico que se consagrou a denunciar a "caça às bruxas" promovida pelo senador Joseph McCarthy para perseguir supostos comunistas.

2006 - Babel
Dirigido pelo mexicano Alejandro Gonzalez Inarritu, premiado em Cannes, traça uma complexa e criativa teia de aranha em que personagens de continentes e culturas diferentes têm suas vidas cruzadas após um acidente. Recebeu sete indicações para o Oscar, mas foi premiado apenas por sua trilha.

2007 - A Vida dos Outros
Produção alemã assinada por Florian Henckel von Donnersmarck, é um comovente drama que mostra como o governo de Berlim Oriental buscava preservar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

2008 - Valsa com Bashir
Globo de Ouro e Oscar de melhor filme estrangeiro, Dança com Bashir eleva a animação um estágio superior ao contar a história de Ari Folman, um veterano da guerra do Líbano de 1982, que tenta recuperar as memórias perdidas no massacre de Sabra e Shatila.

2009 - Quem Quer ser um Milionário?
Filme de pequeno orçamento, sem astros famosos e distribuído em poucas salas, esta produção britânica dirigida por Danny Boyle conquistou o mundo com sua história singela sobre um órfão de Mumbai e seu sonho de ficar rico para poder ficar com seu amor de infância. Conquistou oito prêmios Oscar e quatro Globos de Ouro.

fonte: terra cinema, AFP

Nenhum comentário: