domingo, 26 de abril de 2009

Conheça as "Lolitas" mais famosas do cinema


O livro Lolita expõe como os desejos e traumas reprimidos de um homem cinqüentão trazem desgraça para a sua vida ao se relacionar com uma menina de 12 anos de idade. Mas o livro não é a única obra a tratar do assunto. Hollywood já provocou muito marmanjo com ninfetas sedutoras. Confira alguns exemplos:

» Veja fotos das Lolitas

Sue Lyon em Lolita (1962): na primeira adaptação do livro de Vladimir Nabokov para o cinema, mais de 800 garotas fizeram teste para o papel-título, mas a escolha recaiu sobre a loirinha Sue Lyon (no livro a personagem é morena), então com 16 anos de idade, por causa do tamanho de seus seios. Os censores não queriam uma menina com muitas curvas para não passar a lascividade do livro para as telas.

Jodie Foster em Taxi Driver (1976): Foster já atuava desde os 7 anos de idade, mas aos 13 deixou todo mundo de queixo caído como Iris, uma prostituta infantil que inspira o motorista de táxi, interpretado por Robert De Niro, a assassinar um político. Foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Brooke Shields em Pretty Baby (1978): a atriz mostrou como veio ao mundo com 13 anos de idade no chocante filme de Louis Malle sobre um prostíbulo em New Orleans em 1917. Nele, Brooke faz Violet, a filha virgem de uma prostituta (Susan Sarandon). Violet é oferecida ao freqüentador do local que melhor pagar para dormir com ela. Depois, em A Lagoa Azul (1980), a ninfetinha Brooke fez pré-adolescentes e marmanjos quererem fugir para uma ilha deserta no clássico açucarado dos anos 80. As cenas de nu usaram dublês de corpo, mas a beleza de Shields era insuperável. Tornou-se musa do falecido jornalista Paulo Francis.

Jane March em O Amante (1992): o filme, baseado na obra autobiográfica da escritora Marguerite Duras, mostrava a relação entre uma adolescente e um milionário chinês na Indochina francesa de 1929. March, apesar do corpo mirrado e do rosto de criança, já era maior de idade durante as filmagens, o que explica as cenas mais tórridas e explícitas.

Rosario Dawson em Kids (1995): o filme que lançou Dawson, então com 16 anos de idade, é um perturbador relato sobre pré-adolescentes "perdidos" em Nova York e suas vidas repletas de drogas, transgressões e aids. Dawson era uma virgem, alvo máximo do personagem principal, um skatista soropositivo.

Dominique Swain em Lolita (1997): na refilmagem de Lolita, com Jeremy Irons como Humbert Humbert, o papel ficou com Swain, então com 15 aninhos na filmagem. Mais explícito e sensual, as cenas de sexo foram feitas com um dublê de corpo. Mesmo aquelas cenas onde o casal aparece abraçado na cama foram feitas com um travesseiro entre os dois corpos devido à tenra idade da atriz.

Mena Suvari em Beleza Americana (1999): o objeto de desejo do personagem de Kevin Spacey era a garota interpretada por Suvari, que tinha 20 anos na época, mas aparentava bem menos. Ninguém que assistiu ao filme conseguiu sair impassível depois da cena do sonho do personagem de Spacey onde Suvari está nua com o corpo coberto de pétalas de rosas vermelhas. A cena da sedução final, ao som de Annie Lennox, também é um dos pontos altos do filme.

Alice Braga em Cidade de Deus (2002): mais um exemplo de atriz que aparentava menos idade do que na vida real. Braga, com 18 anos na época, fazia Angélica, gatinha de praia adolescente que se envolve com os meninos da favela Cidade de Deus.

fonte: terra cinema

Nenhum comentário: